Saúde: Instituto da Criança ingressa no Programa Calorias Inteligentes do Hospital das Clínicas

Implantação do Programa no ICr começou pelo Prédio da Administração e registrou adesão de 35% dos funcionários

seg, 29/05/2006 - 10h59 | Do Portal do Governo

O Instituto da Criança (ICr), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ingressa nesta segunda-feira, 29 de maio, no Programa Calorias Inteligentes no HC. O objetivo é  fazer com que os 14 mil funcionários do Hospital das Clínicas (HC) emagreçam 5 toneladas em um ano. O ICr tem 1,3 mil profissionais e a expectativa é de que a maioria participe. O Prédio da Administração foi o pioneiro, tendo 35% de adesão (280 funcionários), que já perderam quase 400 kg nos dois primeiros meses.

Os funcionários que aderirem ao programa serão medidos e pesados, terão a pressão arterial aferida e sua meta de emagrecimento calculada. Na primeira palestra, que será realizada nesta segunda-feira, às 14 horas, no Anfiteatro I (Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647), serão distribuídas tabelas de bolso e cadernetas de anotação a serem preenchidas diariamente (pode também ser via internet).

A cada semana há atendimento, feito por especialistas em nutrição, que acompanham passo-a-passo o processo de perda de peso. Além de palestras e seminários, gibis, cartazes, folhetos e faixas, todos com instruções e dicas de como perder peso, estarão disponíveis no ICr. Todos os profissionais podem tirar dúvidas no posto de atendimento e participar de caminhadas. Placares estão instalados no Instituto Central e no Prédio da Administração para acompanhamento.

O Programa Calorias Inteligentes é voltado para empresas preocupadas em proteger a saúde de seus funcionários e conta com investimentos gerados a partir de parcerias com companhias privadas e órgãos públicos. O Hospital das Clínicas foi o primeiro a adotar o Programa, no último dia 6 de março. O programa, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, começou pelo Prédio de Administração (PA), segue agora para o Instituto da Criança.

Calorias Inteligentes

O Calorias Inteligentes é uma nova metodologia criada pelo Instituto da Saúde Integral (ISI) para ensinar pessoas a controlar o consumo de calorias e a qualidade nutricional dos alimentos que ingere. Pelo programa, as frutas (exceto o abacate) recebem sinal verde pelo alto teor de nutrientes, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo. “Se a pessoa substituir um chocolate por uma fruta na sobremesa, por exemplo, já terá reflexos positivos em seu organismo”, ressalta Cesar Pedroso, presidente do ISI.

Estudos clínicos provam que pequenas perdas de peso (diminuição de 5% a 10% do peso inicial) já melhoram os níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e reduzem a pressão arterial. Não é preciso privar-se das guloseimas. Elas só terão que ser reduzidas a uma porção ao dia. A proposta do Programa Calorias Inteligentes é estimular as pessoas a adotar hábitos alimentares que terão, como conseqüência, o emagrecimento gradativo (em torno de 300 a 900 gramas por semana e não mais do que 1,4 kg por semana).

Por Claudia Gouvêa, da Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP

C.C.