Saúde: Instituto Central do HC inaugura espaço da Unidade de Fisioterapia

Instituto Central do Hospital das Clínicas inaugura obras para a instalação de Unidade de Fisioterapia

ter, 06/02/2007 - 17h13 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugurou nesta terça-feira, 6, espaço para a instalação de Unidade de Atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – alta complexidade.

Com seis consultórios, três boxes individuais, três salas de atendimento para fisioterapia em grupo, recepção e sala de espera, distribuídos em 438,60 metros quadrados, a nova unidade será equipada com modernos instrumentos de avaliação funcional do movimento, como eletromiógrafo, plataforma de força e um sistema especializado de câmeras. A capacidade de atendimento será de 6.000 por mês.

Segundo a professora Clarice Tanaka, responsável pelo Serviço de Fisioterapia do ICHC e professora titular do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, a  unidade deverá garantir a continuidade do tratamento do paciente, de modo a  prevenir disfunções e seqüelas, principalmente daqueles que apresentam distúrbios neurológicos, musculo-esqueléticos e respiratórios.

As sessões de fisioterapia previnem a limitação funcional de movimentos que  podem afastar o indivíduo do convívio social. “A redução de complicações, com a melhora significativa do paciente, representará menos sofrimento ao paciente e familiar e maior economia de recursos financeiros ao hospital “,  disse Waldemir Rezende, diretor-executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas

C.M.