Saúde institui prêmio para trabalhos que aprimorem o SUS

O objetivo é citar experiências bem-sucedidas efetivadas há pelo menos um ano, com resultados comprovados

ter, 23/09/2008 - 11h23 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a serem completados em outubro, a Secretaria de Estado da Saúde decidiu, em iniciativa inédita, premiar trabalhos a respeito do sistema realizados por municípios paulistas e estudantes universitários do Estado. Serão destacadas iniciativas que contribuam para o aprimoramento do SUS e resultem em melhorias para a população.

A premiação terá duas modalidades. A primeira tem como tema O SUS que dá certo, e destacará trabalhos realizados por secretarias de saúde dos 645 municípios do Estado. Cada município poderá inscrever apenas um trabalho. O objetivo é citar experiências bem-sucedidas efetivadas há pelo menos um ano, com resultados comprovados.

A outra modalidade, batizada de Conhecendo o SUS, premiará estudantes de universidades paulistas, públicas ou privadas, dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social, farmácia e jornalismo. Os trabalhos dos estudantes deverão abordar o SUS e suas origens, vantagens para a população e diversidades em sua implantação, a partir de um dos seguintes temas: universalidade, integralidade e descentralização.

Viagem de estudos – Haverá prêmios para os três melhores trabalhos de cada categoria. Após análise da comissão julgadora do evento, os resultados serão divulgados no site da secretaria até o dia 21 de outubro. A premiação deverá ocorrer durante o Seminário Internacional em comemoração aos 20 anos do SUS, no próximo mês. As inscrições, gratuitas, se encerram no próximo domingo (28).

A equipe ganhadora da categoria O SUS que dá certo receberá uma viagem de estudos para países da América Latina, onde seus integrantes conhecerão outros serviços públicos de saúde. Os três primeiros colocados da categoria Conhecendo o SUS serão premiados com um notebook cada.

SERVIÇO

O regulamento completo da premiação pode ser encontrado no endereço www.saude.sp.gov.br. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de setembro

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)