Saúde inicia piloto de Regulação de Vagas regional em Campinas

 1º núcleo regional da Cross funcionará 24h, 7 dias por semana, auxiliando na transferência de pacientes dos 42 municípios da região

qua, 03/10/2018 - 11h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde anuncia o projeto-piloto de regionalização da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) em Campinas.  O primeiro núcleo regional será implantado no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas, auxiliando ininterruptamente na viabilização da assistência a pacientes dos 42 municípios que necessitarem, por exemplo, de atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise. Os processos de regulação serão embasados em pactuação e protocolos assistenciais, visando oferecer assistência em serviços de referência mais próximos e adequados para cada caso.

A Secretaria investiu R$ 838,6 mil para adequações estruturais do espaço onde o serviço será instalado, que será mantido com um custeio mensal de R$ 530,9 mil, por meio de contrato de gestão. A implantação será realizada em até 60 dias.

Inicialmente, 16 profissionais atuarão no serviço, que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos mesmos moldes da matriz da Cross, localizada na capital. Oferecerá ainda o recurso de telemedicina, permitindo a discussão de casos e cenários entre profissionais de hospitais distintos, além de operar em cogestão com os complexos reguladores municipais.

“A criação do núcleo regional de regulação, com o piloto em Campinas, demonstra nosso empenho em fortalecer a assistência descentralizada, unificando as redes locais e aproximando os pacientes do SUS. A Cross atua na organização dos fluxos de pacientes que necessitam de vagas, priorizando os casos conforme gravidade e urgência, segundo as diretrizes do SUS. Desse modo, garante agilidade, maior transparência e equidade nos processos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.

A Cross possui um sistema online que busca vaga disponível em várias unidades (não apenas nos hospitais Estaduais), na região de origem do paciente e, eventualmente, em todo o Estado, conforme o recurso necessário. Assim, é possível buscar o atendimento necessário ao paciente, no local mais próximo com disponibilidade e capacidade para atender cada caso. Todos os casos são cadastrados pela unidade de origem do paciente, a quem também compete viabilizar a transferência de pacientes regulados.

A gestão da Cross Regional de Campinas será feita em parceria com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), entidade filantrópica, sem fins lucrativos e parceira do Estado há 19 anos na gestão de serviços de saúde, incluindo hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) instalados em diversas cidades paulistas.