Saúde inicia mobilização para vacinar 4,6 milhões de paulistas contra hepatite

Esse é o número de pessoas até 19 anos que ainda não foram imunizadas contra a doença em SP

qui, 03/01/2008 - 10h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta semana uma “força-tarefa” em todo o Estado para vacinar cerca de 4,6 milhões de crianças e adolescentes contra hepatite B. Esse é o número de paulistas com até 19 anos de idade que ainda não foram imunizados contra a doença. Há um ano eram 5,1 milhões de pessoas sem proteção.

O objetivo da Secretaria é que até o final de fevereiro (período de férias escolares) as crianças e adolescentes compareçam a um posto de saúde e sejam imunizados. A vacina contra hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional, para pessoas com até 19 anos, e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde, gratuitamente. Cerca de 9,6 milhões de paulistas nesta faixa etária já estão imunizados_ mas ainda restam 4,6 milhões (32,6% do total).

A Secretaria entrou em contato com as administrações municipais para que a vacinação seja reforçada nestas férias. Para ficar completamente imunizado é preciso tomar três doses. A segunda dose acontece um mês depois da inicial_ a terceira, após seis meses.

Levantamento da Secretaria indica que a faixa-etária de paulistas menos vacinados é a de 15 a 19 anos_ 54% ainda não tomaram a vacina. Em seguida vêm os adolescentes entre 11 e 14 anos_ 53% sem proteção.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem as férias para ir ao posto de saúde”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Da Secretaria da Saúde