Saúde inicia censo das hepatites em SP

No total, as equipes visitarão 3.299 domicílios de vários bairros da capital

seg, 02/07/2007 - 10h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, decidiu promover, em parceria com o Ministério da Saúde, um estudo para identificar a prevalência de contaminação pelas hepatites A, B e C entre a população da cidade de São Paulo.

No total, as equipes visitarão 3.299 domicílios de vários bairros da capital, escolhidos por sorteio prévio, para entrevistar moradores e coletar amostras de sangue. Além de auxiliar o estudo, os participantes receberão, em casa, os resultados dos exames_ havendo necessidade, terá acompanhamento do ambulatório de gastroenterologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria.

Onze bairros já foram sorteados. Outros ainda serão escolhidos. Os exames coletados e repassados para análise no Instituto Adolfo Lutz, laboratório da Secretaria considerado o maior do Brasil.

O objetivo do estudo, que acontece em todo o Brasl devido a iniciativa do Ministério da Saúde, é conhecer a freqüência de ocorrência das hepatites virais entre os paulistanos e esclarecer algumas questões sobre a forma de transmissão, para permitir o planejamento das ações de prevenção, assistência e controle.

“A maioria das pessoas infectadas por hepatites não apresenta sinais ou sintomas. Por isso é fundamental esse trabalho de busca ativa de casos, pois somente com a realização de exames de sangue é possível verificar se as pessoas contraíram ou não esses vírus”, afirma a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria, Clélia Aranda.

Todas as equipes de pesquisa, formadas por um entrevistador e um coletador (auxiliar de enfermagem), estarão devidamente identificadas com crachá, e usarão, evidentemente, materiais descartáveis para as coletas de sangue. O trabalho se estenderá até o mês de outubro.

Bairros já definidos: Mooca, Cangaíba, Tatuapé, São Mateus, Cidade Líder, Itaquera, Arthur Alvim, Penha, Sacomã, Sapopemba, Cursino

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(J.H.)