Saúde inicia campanha permanente de doação de sangue

Durante época de inverno, estoques de sangue sofrem redução de até 50%

sex, 14/05/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Com o início do período de frio, os estoques de sangue em São Paulo caem até pela metade, prejudicando o abastecimento de hospitais em todo o Estado. Para evitar que isso ocorra, a Secretaria da Saúde inicia neste final de semana uma campanha permanente de doação de sangue no período anterior ao inverno e durante toda a estação fria.

Para participar, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e se dirigir ao hemocentro mais próximo para efetuar a doação. O procedimento é seguro e pode ajudar a salvar vidas. Também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Onde doar

Basta dar um clique para saber onde doar sangue no Estado de São Paulo. Pelo Google Maps os internautas têm acesso ao endereço de todos os hemocentros da Secretaria da Saúde, para que a população tenha fácil acesso aos mapas e rotas para chegar aos postos de coleta.

Para acessar, entre no endereço http://migre.me/Bqwq. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação e fazer dos internautas doadores de sangue. “O usuário da Internet é um público que normalmente está no perfil indicado para a doação de sangue. Esta ferramenta será valiosa para prestar um grande serviço àqueles que desejam ser doadores”, afirma o médico da Hemorrede Estadual, Frederico Carbone Filho.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado também pode ser consultada no site da Secretaria da Saúde: www.saude.sp.gov.br. O horário de funcionamento depende de cada unidade.

A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. Funciona de segunda a sexta das 7 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas.

Da Secretaria da Saúde