Saúde inicia campanha de doação de sangue antes do Carnaval

Pessoas saudáveis, com idade entre 18 e 65 anos podem participar

seg, 02/02/2009 - 10h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde está convocando os paulistas para doação de sangue antes do carnaval. O objetivo é reforçar os estoques dos bancos paulistas até a véspera do feriado (21 a 25 de fevereiro), evitando que haja falta de sangue nos hospitais durante o feriado.

Tradicionalmente, há uma redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue nos períodos de férias e feriados. Com o aumento do trânsito nas estradas devido às viagens de Carnaval e o conseqüente aumento no número de acidentes de trânsito, esta queda pode representar riscos para os pacientes que necessitem de sangue nas emergências.

“A Secretaria vem incentivando a doação e prepara um esquema especial para o carnaval, mas é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que pode salvar vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br.  

Da Secretaria da Saúde