Saúde indica: Meninas adolescentes têm alimentação insatisfatória em cálcio

Pesquisa apura que 94% das jovens não consomem quantidade recomendável do mineral, o que pode causar osteoporose e obesidadeAs adolescentes não estão consumindo cálcio suficiente para uma boa formação óssea, […]

dom, 28/10/2007 - 10h51 | Do Portal do Governo

Pesquisa apura que 94% das jovens não consomem quantidade recomendável do mineral, o que pode causar osteoporose e obesidadeAs adolescentes não estão consumindo cálcio suficiente para uma boa formação óssea, informa a nutricionista da Casa do Adolescente, Elaine Cristina Rocha de Pádua. O que era uma observação foi constatado em estudo da Secretaria da Saúde, realizado com cem jovens do sexo feminino, de 10 a 19 anos.

A pesquisa apontou que 94% das meninas abordadas ingerem quantidade de cálcio diária inferior à recomendável. Elas consomem 698 mg/dia, enquanto o ideal são 1,3 mil mg. A falta do mineral é relacionada principalmente à ocorrência da osteoporose, doença ocasionada pela perda de massa óssea. É vinculada também ao aumento da tendência à obesidade.

A nutricionista ressalta que, nessa etapa da vida, ocorre o pico de formação da massa óssea. A mineralização óssea, como é chamada, tem seu início na vida fetal, estende-se por toda a infância e chega ao máximo de incremento entre 10 e 14 anos. “Essa fase é fundamental para a formação esquelética”, explica Elaine.

Daí a preocupação em prevenir doenças a partir de boa alimentação nessa faixa etária. De acordo com a pesquisa, os alimentos mais consumidos pelas adolescentes são bolachas, pão francês, margarina e queijo amarelo, todos ricos em gordura. “O que muitas meninas desconhecem é que não adianta só ingerir queijo e derivados para obter um consumo ideal de cálcio”, afirma a nutricionista. Segundo ela, há muitos alimentos mais saudáveis que possuem a substância – brócolis, couve, leite e sardinha.

Outro fato constatado na pesquisa é que muitas jovens pulam refeições, especialmente o café da manhã, que costuma ser boa fonte do mineral pelos alimentos que culturalmente fazem parte dele.

O consumo de refrigerantes também é comum na idade. Isso é outro agravante, porque o ácido fosfórico presente na maioria dessas bebidas diminui a absorção do cálcio no organismo.“É importante haver consciência sobre isso, para que o hábito alimentar seja mudado”, diz Elaine. “Os jovens não costumam ter noção da importância da variedade de alimentos nas refeições”, completa.

Boa sugestão de cardápio

A partir do estudo, foi feita intervenção nutricional na Balada da Saúde, que ocorre às segundas-feiras, na Casa do Adolescente do Butantã. Como a iniciativa abrange uma oficina de culinária, com degustação ao final, a pesquisa entrou em pauta na elaboração do cardápio. Receitas de sucos e de sanduíches que, além de saborosos e saudáveis, são boas fontes de cálcio, foram adotadas. É o caso do suco de couve e do sanduíche de sardinha (ver receita). Nutricionistas de outras unidades de atendimento ao adolescente estão sendo orientadas em cursos, no local, para propagar a iniciativa.

Nova pesquisa

Estudos que relacionam a adolescência à saúde dos ossos fazem parte de pesquisas em todo o mundo. De acordo com a nutricionista Elaine de Pádua, o baixo consumo de cálcio é uma ocorrência global entre os jovens. O estudo da secretaria foi realizado com adolescentes que freqüentam o Hospital das Clínicas e a Casa do Adolescente de Pinheiros.

As entrevistas sobre os hábitos alimentares das participantes foram feitas durante três meses e os dados apurados aplicados em programa de computador, para o cálculo da presença do mineral. Envolveram apenas a população feminina porque há maior incidência da osteoporose em mulheres.

Em janeiro, será iniciado outro trabalho sobre a alimentação de jovens, desta vez com amostragem maior de 400 pessoas e dos dois sexos (200 de cada). A nova investigação terá como principal destaque a obesidade. A possibilidade de a dieta pobre em cálcio interferir na tendência ao ganho de peso, por diminuir a lipólise (queima de gordura no organismo) e aumentar a lipogênese (formação dela) será observada.

Fontes de cálcio

Leite integral 240 mg

Leite desnatado 268 mg

Iogurte (copo) 200 mg

Iogurte (pote) 279 mg

Queijo minas (1 fatia) 174 mg

Queijo prato (1 fatia) 100 mg

Feijão (1 concha) 80 mg

Espinafre (1 xícara) 136 mg

Brócolis (1 concha) e ½ concha de couve 225 mg

Lanche nutritivo, saboroso e rico em cálcio

Suco de couve (copo 200 ml – 60 mg de cálcio)

• duas xícaras de couve crua e picada

• polpa de dois maracujás

• suco de um limão

• 800 ml de água

• açúcar a gosto

-Bater no liquidificador, coar e beberSanduíche de sardinha

• pão (integral é mais nutritivo)

• duas sardinhas em conserva

• um punhado de cenoura raladinha

• um punhado de couve picadinha

Sal a gosto

-Rechear o pão com os ingredientes e regar com azeite

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial
(M.S.)