Saúde: Imesc-SP descentraliza exames de DNA

Agora, regionais atendem de forma contínua envolvidos em processos de investigação de paternidade

ter, 21/03/2006 - 11h16 | Do Portal do Governo

Coleta de sangue dos envolvidos em processos de investigação de paternidade era feita até o momento em esquema de mutirão

As 11 regionais do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc-SP), no interior do Estado, passarão a ter nova rotina na coleta de sangue para exames de DNA. Agora, o material será recolhido de forma contínua, e não mais em esquema de mutirão, como ocorria desde abril de 2005. Antes disso, as famílias deslocavam-se até a capital para fazer o teste.

A mudança faz parte do processo de descentralização que o Imesc-SP instituiu para tornar mais rápidos os processos de investigação de paternidade. Os exames, gratuitos, são realizados mediante pedidos judiciais formulados pelas procuradorias de assistência judiciária ou fóruns do Estado.

O atendimento contínuo foi iniciado em oito regionais: Araçatuba (que atende a 43 cidades da região), Araraquara (24), Bauru (38), Marília (55), Presidente Prudente (50), Ribeirão Preto (60), Santos (25) e Taubaté (37). As próximas serão Campinas, São José do Rio Preto e Sorocaba.

O serviço deve ser agendado pelo Imesc-SP, que faz a convocação dos intimados nos processos judiciais de investigação de paternidade. O exame compromete pelo menos três pessoas (mãe, filho e pai). Na ausência de um deles, a coleta não é realizada. A amostra de sangue colhida é encaminhada à sede do instituto, que realiza a análise e, posteriormente, envia os resultados às comarcas de origem.

Agência Imprensa Oficial