Saúde: Iamspe comemora a Semana de Aleitamento Materno

Semana será comemorada com uma série de palestras ministradas por especialistas

ter, 01/08/2006 - 14h32 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), da Secretaria Estadual de Saúde, comemorará a Semana Mundial de Aleitamento Materno com dois eventos: na capital em 09 de agosto, no Anfiteatro B do HSPE, das 9 às 12 horas; e no Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial (Ceama) de São José do Rio Preto de 1º a 4 e 07 de agosto.

Na capital, o dia será comemorado com uma série de palestras ministradas por especialistas renomados, tanto profissionais de saúde como público em geral podem participar do evento.
 
Em São José do Rio Preto essa é a oitava vez que o Ceama local comemora a data. O cronograma de eventos inclui caminhadas para as mães, palestras, apresentação teatral e prestação de informações sobre o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno da Organização Mundial da Saúde.  No dia 04 de agosto, diversas usuárias que estão amamentando ou que são doadoras de leite serão homenageadas num jantar. Também durante todo o período comemorativo, os funcionários do ambulatório estarão usando um laço dourado, símbolo da Campanha Mundial do Aleitamento Materno.

Banco de Leite do Iamspe

O Banco de Leite Humano do Hospital do Servidor Público Estadual é um dos primeiros bancos implantados no país. Ele acabou de passar por reforma e se encontra em novo local, no 4° andar do HSPE, ao lado do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) e dentro do serviço a que pertence, de Neonatologia. O Ciama tem papel fundamental neste processo, pois é responsável pela conscientização e apoio ao aleitamento às gestantes e mães que passam por esta fase.

O trabalho pioneiro do Iamspe em prol da amamentação sempre despertou interesse entre os especialistas e os profissionais de saúde, como exemplo destaca-se a introdução do copinho de plástico para alimentação dos bebês recém-nascidos, inclusive prematuros. “O objetivo é evitar que o bebê tenha contato com bico de mamadeira, que é mais cômodo e faz com que a criança não aceite depois o peito”, diz Américo.

Serviço
Semana Mundial de Aleitamento Materno no Iamspe
São Paulo, capital
Local: Hospital do Servidor Público Estadual – rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – Anfiteatro B
Data: 09 de agosto
Horário: 9 às 12 horas

Ceama de São José do Rio Preto
Local: rua Minas Gerais, 538 – Bom Jesus.
Data: 1º a 4 e 07 de agosto
Cronograma
01/08 – Caminhada pela Avenida Alberto Andaló
02/08 – Divulgação do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno em estabelecimentos comerciais
03/08 – Jornada para profissionais da saúde
04/08 – Jantar oferecido às mães em aleitamento materno
07/08 – peça teatral e jornada de conhecimento para famílias abordando temas referentes à importância do aleitamento

Do Iamspe