Saúde: HSPE tem novos equipamentos na área de medicina nuclear em funcionamento

Entre as vantagens, aparelhos facilitarão o diagnóstico e o tratamento de doenças como o câncer

ter, 18/04/2006 - 17h35 | Do Portal do Governo

Os pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na zona sul da capital, ganharão dois equipamentos modernos que facilitam o diagnóstico de doenças como o câncer. O Sistema de Planejamento Tridimensional, do serviço de radioterapia, tem tecnologia de ponta e foi inaugurado no final do mês de março.

O procedimento auxiliará os portadores de câncer durante a radioterapia. No passado, físicos avaliavam o local do tumor e projetavam a radiação. Entretanto, como não havia extrema precisão, partes saudáveis ao redor do tumor também eram afetadas pela radiação e causavam várias reações colaterais.

Com a aplicação do Sistema de Planejamento Tridimensional, esses efeitos diminuem muito, pois o equipamento faz mapeamento do corpo do paciente e delimita com precisão a posição do tumor. Dessa forma, a radiação vai direto ao ponto, sem comprometer a parte saudável do organismo. No caso de doente de câncer pulmonar, por exemplo, com o sistema antigo, partes do pulmão eram queimadas. Com o novo método, isso deixa de acontecer.

Precisão – “Investimos cerca de R$ 440 mil nesse equipamento que revolucionará o atendimento aos portadores de tumores. Com isso, o usuário do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) recebe o que há de mais avançado nesse tratamento”, diz o superintendente do Iamspe, Celso Giglio.

No final do mês passado foi entregue o Gama Câmara, do Serviço de Medicina Nuclear. O aparelho permitirá a execução de exames como cintilografias de esqueleto, mapeamento para pacientes com câncer, contraste para encontrar o local exato das obstruções, casos de perfuração pulmonar, entre outros. Um dos diferenciais é que, por meio desse contraste, a radioatividade percorre o corpo e será possível identificar, por exemplo, as metástases de pacientes com câncer e auxiliar no direcionamento do tratamento.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Iamspe

C.A.