Saúde: HSPE realiza mutirões para reduzir filas de catarata e vitrectomia

No último dia 11 foram realizadas 15 cirurgias; próximos mutirões serão nos dias 4 e 18 de março e 1º de abril

qua, 15/02/2006 - 18h15 | Do Portal do Governo

No primeiro, que aconteceu dia 11, foram realizadas 15 cirurgias

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, vai reduzir pela metade a sua fila para cirurgia contra catarata em mutirões de fim de semana. Também vai acelerar o atendimento aos pacientes de vitrectomia (hemorragia interna no olho). No último dia 11 realizou o primeiro dos quatro mutirões, para as intervenções cirúrgicas, programados para acontecer até o começo de abril. Na ocasião, foram atendidos 11 pacientes para catarata e 4 para vitrectomia.  A fila de espera é 70 pessoas para cada uma das cirurgias.

Os próximos mutirões serão nos dias 4 e 18 de março e 1º de abril. Devem ser mantidos os mesmos números de atendimentos. A expectativa é de que 35 pessoas sejam operadas da catarata nos mutirões. Para correção da vitrectomia, devem acontecer 12 cirurgias ao todo. Esse procedimento é realizado em poucos hospitais do Brasil.

Completamente renovado, o Serviço de Oftalmologia do HSPE dispõe atualmente de uma equipe de 41 médicos, um centro cirúrgico moderno e laser de argônio de alta capacidade, usado para o diagnóstico e tratamento do diabetes ocular. Já realizou cerca de 1.000 cirurgias contra catarata.

Segundo a Secretaria da Saúde, os mutirões fazem parte de um esforço que visa diminuir ou zerar as filas para exames, consultas e cirurgias nos hospitais. O restante da demanda para cirurgias oftalmológicas no Hospital do Servidor vai ser atendida nos procedimentos rotineiros, durante a semana. O Hospital do Servidor Público Estadual fica na rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino .

Da Agência Imprensa Oficial