Saúde: HSPE realiza mutirão de câncer de próstata até o dia 1º de dezembro

Para realizar o exame, basta comparecer ao Ambulatório de Urologia

ter, 28/11/2006 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público do Estado (HSPE) realiza, entre segunda (27 de novembro) e sexta-feira (1º de dezembro) um mutirão de câncer de próstata exclusivo para usuários Iamspe, desde que com mais de 50 anos de idade. Para realizar o exame, basta comparecer ao Ambulatório de Urologia do HSPE, das 8h às 12h, no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios (rua Borges Lagoa, 1755, Vila Clementino, zona sul da capital).

São esperados 800 servidores estaduais durante os cinco dias. Eles passarão por coleta de sangue para dosagem de PSA, uma proteína secretada pela próstata cujo aumento da taxa no sangue pode indicar a presença de câncer de próstata. A dosagem do PSA auxilia no diagnóstico precoce da doença, além do exame de toque retal. Todo homem acima de 50 anos deve verificar anualmente a dosagem de PSA. Os casos com detecção de problema serão encaminhados para tratamento.

“O homem precisa adquirir o hábito de participar de campanhas como essa. A detecção precoce é essencial para o tratamento e cura”, afirma o diretor de Urologia do HSPE, Demerval Mattos Junior.

Do Iamspe