Saúde: Hospital Mário Covas promove mutirão de oftalmologia neste sábado

Cerca de 50 pacientes serão operados de catarata e retinopatia diabética

sex, 15/09/2006 - 18h36 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Mário Covas, da Secretaria de Estado da Saúde, promove neste sábado, 16 de setembro, um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Cerca de 50 pacientes, previamente agendados, passarão por operação para corrigir problemas de catarata e retinopatia diabética, das 8h às 17h. O objetivo é reduzir o tempo de espera pelo procedimento.

Cada cirurgia tem duração média de 40 minutos e será acompanhada por equipe médica composta de cinco profissionais. Os pacientes que participarão do mutirão já passaram por consultas ambulatoriais e realizaram todos os exames necessários.

“Os mutirões de saúde já se tornaram tradição em nossa unidade e nos hospitais estaduais de maneira geral. Os profissionais de saúde unem forças em favor da população mais carente, usuária do Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor do hospital Mário Covas, Geraldo Reple Sobrinho.

O Hospital Estadual Mário Covas, com 300 leitos, dos quais 44 de UTI, realiza cerca de 14 mil consultas ambulatoriais e 1.200 internações por mês. Dispõe de serviços de alta complexidade, como quimioterapia, hemodiálise, cirurgia cardíaca e medicina nuclear. Fica na rua Dr. Henrique Caldezzo, 321, bairro Paraíso, em Santo André.

Sobre as doenças

Catarata: Ocorre quando a lente dentro do olho, chamada cristalino, torna-se opaca e precisa ser retirada. Na cirurgia, é realizada substituição por lente dobrável de plástico, que é introduzida no olho por micro-incisão, sem necessidade de pontos para fechar a abertura.

Retinopatia Diabética: Doença grave, que atinge os vasos sanguíneos do olho, provoca hemorragia vítrea e bloqueia a visão. Por meio da cirurgia de vitrectomia é retirado o sangue que impede o doente de enxergar.

Da Secretaria da Saúde