Saúde: Hospital Estadual inicia coleta de sangue para exames de DNA

O Imesc faz a convocação dos envolvidos em processos judiciais

qua, 08/03/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Imesc faz a convocação dos envolvidos em processos judiciais

Nesta sexta-feira (dia 10) , o Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo” passa a integrar a rede de atendimento no processo de descentralização do Imesc – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, realizando a coleta de amostras de sangue para exames de investigação de paternidade, os conhecidos exames de DNA, para os 38 municípios da DIR 10. Onze famílias são esperadas para o início do serviço. Até agora, os familiares precisavam deslocar-se até a capital para fazer o exame.

Na primeira etapa da descentralização, no ano passado o Imesc, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou mutirões em cada uma das onze regionais. Em Bauru o mutirão aconteceu no mês de julho quando o Hospital Estadual atendeu 400 das 550 famílias em processo judicial de investigação de paternidade convocadas pelo instituto. Os exames de DNA acontecem, gratuitamente, através de pedidos judiciais formulados pelas procuradorias de assistência judiciária ou fóruns do Estado de São Paulo. As famílias que não compareceram aos mutirões terão as coletas agendadas no sistema de rotina.

O exame

O Hospital Estadual, administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp ( Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), terá a responsabilidade de coletar o sangue e informações das famílias convocadas pelo instituto.

O procedimento acontecerá às sextas-feiras, a partir das 15h. Devem ser agendadas onze famílias a cada semana. A investigação envolve pelo menos três pessoas (mãe, filho e pai), e na ausência de um deles a coleta não é realizada. A amostra de sangue é colhida em cartões, no sistema de “borrão”, e encaminhada para o Imesc. Toda a análise é feita pelo instituto que também envia os resultados às comarcas onde os processos foram originados.

Os funcionários do HEB que farão o trabalho receberam treinamento especializado do Imesc. A rotina é rigorosa em relação à documentação e à retirada do sangue.

Eleide Bérgamo

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo”