Saúde: Hospital estadual de Pedreira terá sistema mais moderno de exames por imagem do Brasil

Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 2,5 milhões para implantação do sistema PACS

ter, 21/02/2006 - 14h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, o mais moderno sistema de exames por imagem de um hospital público brasileiro. A partir das 11h o Hospital Geral de Pedreira colocará em funcionamento o sistema Pacs (Picture Archiving Communication System) Synapse 3.0, um dos mais modernos do mundo, que permite que em todo o hospital sejam capturadas, armazenadas e distribuídas, via computador, imagens digitalizadas de exames para diagnóstico.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento de lançamento do equipamento. A Fujifilm, que fabricou e instalou o equipamento e seu software, enviará um representante dos Estados Unidos para a cerimônia.

A Secretaria investiu R$ 2,5 milhões na aquisição do novo sistema. Ao invés do tradicional exame com chapas e cópias em papel, os médicos da unidade terão em seu computador as imagens. O sistema propicia maior nitidez, confiabilidade de diagnóstico e rapidez. Serão realizados neste sistema: raios-x, mamografias, tomografias, endoscopias e broncoscopias.

Com o novo equipamento o Hospital Geral de Pedreira aumentará em cerca de 30% sua capacidade de atendimento. Hoje, cerca de 1.500 exames por imagem são realizados por mês na unidade. A expectativa é chegar a cerca de 2.000 por mês.

Duzentos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologistas, foram treinados para operar o equipamento. O Hospital Geral de Pedreira fica na rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande, zona sul da capital.

ACREDITAÇÃO

A quarta-feira será especial no Hospital Geral de Pedreira. Além do moderno sistema que será lançado, a unidade receberá oficialmente um certificado de excelente atendimento à população. Será acreditado em nível 2, certificação de qualidade e eficiência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Seis hospitais estaduais são acreditados pelo órgão, um dos “prêmios” mais importantes do Brasil. Os outros cinco são Pirajussara, Pedreira, Diadema, Itapevi e Sumaré (este também com nível 2).

Gerenciado pela Associação Congregação Santa Catarina, o Pedreira foi o primeiro hospital público da capital a ser acreditado (primeiramente como nível 1). E é o primeiro público a receber o nível 2 na capital. Faz parte do bem sucedido modelo de parceria do governo do Estado com Organizações Sociais de Saúde (OSS), que virou referência para todo o Brasil em assistência hospitalar.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde