Saúde: Hospital Estadual Bauru inicia coleta de sangue para exames de DNA

Unidade passa a a realizar gratuitamente coletas de DNA para 38 municípios

seg, 20/03/2006 - 16h32 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Bauru (HEB) “Arnaldo Prado Curvêllo”, administrado pela Faculdade de Medicina da UNESP (Universidade Estadual Paulista), campus de Botucatu, e pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), integra, a partir de março de 2006, a rede de atendimento no processo de descentralização do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo). Com o convênio, o HEB passa a realizar gratuitamente coletas de amostras de sangue para exames de investigação de paternidade para os 38 municípios da Direção Regional de Saúde da região (DIR 10). Até então, os familiares que necessitavam de exames de DNA se deslocavam até a capital.

Na primeira etapa da descentralização, em 2005, o Imesc, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou mutirões em cada uma das onze regionais. Em Bauru, o mutirão aconteceu no mês de julho quando o HEB atendeu 400 das 550 famílias em processo judicial de investigação de paternidade convocadas pelo instituto. Os exames são realizados por meio de pedidos das procuradorias de assistência judiciária ou fóruns do Estado de São Paulo. As famílias que não compareceram aos mutirões terão as coletas agendadas no sistema de rotina.

O HEB terá a responsabilidade de coletar o sangue e as informações dos convocadas pelo Imesc. Semanalmente, cerca de 11 famílias recebem atendimento, sempre às sextas-feiras, a partir das 15h. A investigação envolve mãe, filho e pai. Na ausência de um deles, a coleta não é realizada. Toda a análise é feita pelo instituto, que também envia os resultados às comarcas onde os processos foram originados. Os funcionários do Hospital Estadual Bauru que farão o trabalho receberam treinamento especializado do Imesc. O procedimento é rigoroso em relação à documentação e à retirada do sangue.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP

Assessoria de Imprensa Hospital Estadual Bauru (HEB)