Saúde: Hospital do Servidor registra queda de 30% nas doações de sangue

HSPE vem trabalhando com cerca de 800 mil das 1,2 mil bolsas necessárias durante o mês

qui, 13/07/2006 - 10h14 | Do Portal do Governo

Com a chegada do frio, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), registrou queda de até 30% nas doações de sangue. Isso significa que, das 1,2 mil bolsas necessárias durante o mês, o hospital vem trabalhando com cerca de 800 mil. Daí a necessidade de doadores, para evitar baixa nos estoques do Banco de Sangue.

Embora exista certo tabu em relação à doação, o procedimento é muito simples, seguro e sem contra-indicação para quem doa. Todo o material é individual e descartável. A doação não causa mal nenhum à saúde e o volume doado é reposto imediatamente pelo organismo.

Quem doa sangue uma vez não precisa doar sempre. Se quiser continuar a fazê-lo, deve respeitar o intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 para mulheres.

Cada doação pode atender até quatro pessoas diferentes, se considerados os seus hemocomponentes. O sangue passará por testes para detecção de várias doenças transmissíveis, além de ser processado e separado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crio precipitado.

Para doar – O interessado só precisa ser saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido bem durante a noite e trazer documento de identidade. Não é necessário estar em jejum. Basta ingerir alimentos leves e não tomar bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação.O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18horas. Nos fins de semana e feriados, das 7h30 às 17horas. Fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino – capital.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe

(AM)