Saúde: Hospital do Servidor Público ganha ala para transplante de medula óssea

Outra benfeitoria foi a ampliação da ala de obstetrícia; modificações tiveram investimentos de R$ 570 mil

ter, 18/04/2006 - 9h31 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria da Saúde, oferece duas melhorias: uma Unidade de Transplante de Medula Óssea e a ampliação da ala de obstetrícia. A secretaria investiu cerca de R$ 570 mil nas obras.

O novo posto ocupa área de 283 metros quadrados no 13º andar do HSPE, dividida em 15 dependências, entre quartos de isolamento, salas de enfermagem, de equipamentos e de medicamentos. A ala de obstetrícia foi entregue com duas salas a mais, totalizando quatro para cirurgias ginecológicas e duas para cesarianas.

As melhorias para a área de obstetrícia não param por aí. O setor ganhará ainda sala de Recuperação Pós-Anestésica, com seis leitos, vestiário e Centro de Parto Humanizado com três apartamentos. A unidade de partos normais funcionará numa ala à parte do Centro Obstétrico, que ajudará a humanizar os procedimentos, reduzindo a necessidade de cesarianas.

Complexidade 

Inicialmente, a unidade de medula óssea trata de casos onco-hematológicos, como linfomas – forma de câncer que se origina nos gânglios do sistema linfático – e melomas (câncer no sangue) de adultos, casos de maior ocorrência no HSPE. Nessa fase, o transplante é autólogo, ou seja, o material transplantado deve ser do próprio paciente. Num segundo estágio, a nova ala realizará transplantes alogênicos, realizados com medula doada de pessoa compatível.

De acordo com a direção do hospital, o transplante de medula é procedimento de altíssima complexidade, que exige o bom funcionamento de vários serviços, como laboratório central, radiologia, banco de sangue, UTI, anatomia patológica e farmácia. A unidade contará ainda com equipe médica e de enfermagem altamente qualificada e especializada.

“O setor de medula óssea nos dá a certeza que muitos pacientes poderão ser atendidos com o que há de mais moderno disponível na medicina”, afirma Celso Giglio, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que administra o HSPE.

Serviço

Hospital do Servidor Público Estadual

Rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino – capital

Da Agência Imprensa Oficial