Saúde: Hospital do Servidor Estadual inicia transplante de medula óssea nesta quinta-feira

Unidade estadual também entregará ampliação do setor de obstetrícia

qua, 29/03/2006 - 12h16 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, ganha nesta quinta-feira, dia 30, às 10h30, uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. Mais: na mesma data será entregue a ampliação da ala de obstetrícia.

Para as duas alas a Secretaria investiu cerca de R$ 570 mil. O transplante de medula óssea é considerado um procedimento de altíssima complexidade, exigindo o bom funcionamento de vários serviços do hospital, como Laboratório Central, Radiologia, Banco de Sangue, UTI, Anatomia Patológica e Farmácia. A unidade contará ainda com equipe médica e de enfermagem altamente qualificada e especializada, já treinada e capacitada.

“A unidade de medula óssea nos dá a certeza que muitos pacientes poderão ser atendidos com o que há de mais moderno disponível hoje na medicina”, afirma Celso Giglio, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que administra o HSPE.

Inicialmente a unidade de medula óssea tratará casos onco-hematológicos, como linfomas (forma de câncer que se origina nos linfonodos -gânglios – do sistema linfático) e melomas (câncer no sangue) de adultos, casos de maior ocorrência no HSPE. Também nesta primeira fase o transplante será autólogo, ou seja, o material transplantado será do próprio paciente. Em um segundo estágio a nova ala realizará transplantes alogênicos, realizados com medula doada de pessoa compatível

A área destinada à unidade ocupa 283 m² no 13º andar do HSPE, divididos em 15 dependências, entre quartos de isolamento, posto de enfermagem, sala de equipamentos e sala para medicamentos.

Centro obstétrico

Além do novo setor de medula óssea, o Hospital do Servidor Público Estadual receberá uma nova ala de obstetrícia. O local foi reformado (R$ 350 mil) e será entregue com duas salas a mais, totalizando quatro salas de cirurgias ginecológicas e duas para cesarianas.

As melhorias para a área de obstetrícia não param por aí. O setor ganhará ainda uma sala de RPA (Recuperação Pós-Anestésica) com seis leitos e um vestiário e um Centro de Parto Humanizado com três apartamentos. O centro que realiza partos normais passará a funcionar numa ala à parte do Centro Obstétrico, o que ajudará a humanizar os partos, reduzindo a necessidade de cesarianas.

“Com estas reformas e a compra de equipamentos de ponta estamos colocando a Obstetrícia do hospital em uma posição avançada no cenário médico do Brasil”, diz Celso Giglio.

O Hospital do Servidor Público Estadual fica na rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.