Saúde: Hospital do Servidor ensina como reduzir sofrimento de pacientes sem chance de cura

Hospital do Servidor é pioneiro no país a adotar técnicas de cuidados paliativos para portadores de doenças graves

qua, 04/10/2006 - 16h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove nesta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de outubro, no Hospital do Servidor Público Estadual, um treinamento gratuito para profissionais de saúde que lidam com pacientes sem chances de cura.

Durante o evento, que marca as comemorações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos (7 de outubro), serão abordados temas como bioética, dor, formas de comunicar más notícias, comunicação interpessoal, luto, controle de sintomas, cuidados no final da vida, importância da equipe multiprofissional e hipodermoclise (técnica de hidratar e medicar pessoas por vias subcutâneas).

O Hospital do Servidor é pioneiro no país a adotar técnicas de cuidados paliativos para portadores de doenças graves, que não mais reagem aos tratamentos médicos. O programa, iniciado em 1968, é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas neste período.

Desde 2002 o hospital mantém uma enfermaria exclusiva para cuidados paliativos. A ala conta com nove quartos e hospeda não só o usuário, mas também seu acompanhante durante todo o período que estiver na unidade. Desde que foi inaugurada, a enfermaria já atendeu mais de 850 pacientes. Além disso, cerca de 1.200 pessoas recebem atendimento domiciliar.

“Com o treinamento, queremos disseminar a prática dos cuidados paliativos como forma de reduzir o sofrimento dos pacientes sem perspectiva de cura, envolvendo, nesse processo, os familiares e cuidadores”, afirma Maria Goretti Salles Maciel, coordenadora da Enfermaria de Cuidados Paliativos do HSPE.

As inscrições para o 1º Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (11) 3039-9481 e 3039-9251, das 7h às 16h.

O Hospital do Servidor Público Estadual fica na rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, zona sul da capital.

Da Secretaria da Saúde