Saúde: Hospital do Servidor convoca doadores de sangue para repor estoque nas férias

Bancos de sangue da unidade estadual registram queda de cerca de 30% nesse período

qui, 19/01/2006 - 9h18 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, está convocando doadores de sangue. O objetivo é compensar tradicional perda de 30% que acontece durante o período de férias.

Tradicionalmente a unidade, assim como outras pelo Estado, registra queda de 30% nas doações nas férias. Dos 540 litros (1.200 bolsas) geralmente disponíveis para operar durante o mês, o Hospital do Servidor trabalha nas férias com cerca de 360 litros (800 bolsas).

“É importante que as pessoas em férias aproveitem o tempo livre para ir aos postos de doação de sangue”, afirma o diretor da Hemoterapia do HSPE, José Augusto Barreto.

Cada pessoa entre 18 e 65 anos, saudável, acima dos 50 quilos, pode ser doadora de 450 mililitros de sangue. Há alguns impedimentos para doação, como ser portador do vírus HIV (Aids). As pessoas não devem esquecer de levar documento de identidade com foto. Todo o sangue coletado passa por testes antes de ser utilizado.

O Banco de Sangue do HSPE funciona todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 7h30 às 17h. Fica na rua Pedro de Toledo, 1.800 – Vila Clementino. No dia da doação não é necessário estar em jejum, basta ingerir alimentos leves e não tomar nenhum tipo de bebida alcoólica.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.