Saúde: Hospital das Clínicas treina funcionários em comunicação por sinais

Objetivo é garantir atendimento adequado aos pacientes com deficiência auditiva

qui, 13/04/2006 - 12h55 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, irá capacitar seus profissionais para o uso e interpretação de comunicação por sinais, pela chamada Libras – Língua Brasileira de Sinais, oficial dos surdos do Brasil. O objetivo é facilitar a comunicação, reduzir a desigualdade e garantir aos pacientes surdos um atendimento adequado, que corresponda a suas necessidades.

Nesse momento o Instituto Central do HC, onde o projeto será iniciado, tem com cerca de 1.200 deficientes auditivos em tratamento ambulatorial que utilizam a comunicação por sinais. O treinamento terá início às 14h30 de hoje, quinta-feira, 13 de abril. A carga horária será de 60 horas, necessárias para romper as dificuldades enfrentadas durante a comunicação.

O professor Nivaldo Augusto Zovico, deficiente auditivo, é  fundador da Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. A aula contará com tradutor interprete. Acontecerá no Centro de Ensino Berillo Langer, dependências do Instituto Central do HC.

Enfermeiros, atendentes de farmácia, enfermeiros, porteiros, recepcionistas, secretárias, ascensoristas e seguranças serão os primeiros a aprender a língua dos sinais, reconhecida oficialmente em 2002 pela lei nº 10.426 de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5626 de 22/12/05 como meio legal de comunicação e expressão à Língua Brasileira de Sinais.

A população estimada de surdos no Brasil é de 5,7 milhões. No Estado de São Paulo são cerca de 480 mil, 150 mil destes na cidade de São Paulo. 150 mil. A intenção do Hospital das Clínicas é capacitar cinco por cento do quadro funcional. Hoje o Instituto tem 5.300 funcionários.

Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde