Saúde: Hospital das Clínicas lança programa de combate à obesidade para 14 mil funcionários

Objetivo do projeto é perder 5 toneladas em um ano

seg, 06/03/2006 - 10h27 | Do Portal do Governo

Projeto contra excesso de peso da Secretaria deEstado da Saúde será aplicado na unidade estadual

A Secretaria de Estado da Saúde lança hoje, segunda-feira, 6 de março, às 18h, um mega-projeto contra o sedentarismo e o excesso de peso. Cerca de 14 mil funcionários do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria, iniciarão um programa de combate à obesidade, chamado “Calorias Inteligentes”. O objetivo é que esses funcionários percam 5 toneladas em um ano.

Parceria entre a Secretaria e o Instituto de Saúde Integral, o projeto será comandado por profissionais médicos do HC. Além de palestras e seminários, está programada distribuição de gibis, cartazes folhetos e faixas, todos com instruções e dicas de como perder peso. Todos os funcionários ainda participarão de caminhadas e poderão tirar dúvidas em estações de atendimento. Placares serão instalados no Instituto Central e no Prédio da Administração para acompanhamento da perca de peso.

Primeiramente o programa atenderá funcionários do Prédio da Administração do HC. No período de 13 a 27 de março nutricionistas, enfermeiros e médicos orientarão os interessados desta área do HC. Será medida a pressão e verificado o peso da pessoa. Todos preencherão um questionário. Se o funcionário se enquadrar nos critérios pré-estabelecidos pelo programa (nível de glicemia e colesterol, circunferência abdominal, pressão arterial, peso e altura), terá acompanhamento semanal com profissionais do Instituto de Saúde Integral.

Em maio o programa será aplicado no Instituto da Criança; em junho, levado ao Instituto de Ortopedia; em julho irá para a Psiquiatria. Até o final do 2º semestre todos os institutos do HC farão parte do projeto.

“É um programa importante, um incentivo. O excesso de peso muitas vezes prejudica a saúde. E pode ser evitado com exercícios e dieta”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Dados preliminares mostram que no Instituto Central, prédio de maior movimentação do Complexo, 861 dos 2.625 funcionários apresentam sobrepeso. Outros 426 servidores se encaixam nos níveis I, II e II de obesidade, que precisam de dieta, atividade física e acompanhamento de profissionais especializados.

O programa “Calorias Inteligentes” será lançado no dia 6 de março, às 18h, no Centro de Convenções Rebouças – avenida Rebouças, 600 – Pinheiros.

Secretaria de Estado da Saúde