Saúde: Hospital das Clínicas expõe orelha gigante para combate e prevenção à surdez

Maquete fica em exposição de hoje (07/11) a sexta-feira

ter, 07/11/2006 - 14h55 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, começou a expor hoje, terça-feira, 7 de novembro, uma maquete gigante de orelha humana, com aproximadamente dois metros de altura e três metros de comprimento. Qualquer pessoa pode visitá-la, gratuitamente, no prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC., por onde circular cerca de 10 mil pessoas por dia.

Até sexta-feira, 10 de novembro, a orelha gigante ficará em exposição. Esta é a Semana Nacional de Combate e Prevenção à Surdez. A intenção do HC é chamar a atenção da população para o tema, especialmente para a reparação da audição perdida e o preconceito sobre uso de aparelhos auditivos.

A exposição é complementada com orientações médicas e distribuição de folhetos educativos. Quem passar pelo local também pode conhecer a anatomia e fisiologia dos caminhos do som e as doenças da orelha.

Cerca de 25% das pessoas com mais de 65 anos apresentam algum grau de deficiência auditiva.   No entanto, a doença não é exclusiva dos  idosos. Pode acometer qualquer faixa etária se cuidados não forem tomados. O ruído excessivo em locais de trabalho, por exemplo, é a terceira maior causa da perda auditiva.

O prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC fica na avenida.  Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo a Estação Clínica do Metrô. O  horário de funcionamento da exposição é das 8h às 17h.

Secretaria de Estado da Saúde