Saúde: Hospital das Clínicas emagrece 283 kg

Projeto contra excesso de peso teve início em março; objetivo é perder 5 toneladas em um ano

qui, 04/05/2006 - 20h40 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo está 283 quilos mais magro. É o que garante balanço do primeiro mês do projeto “Calorias Inteligentes”, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde na unidade há cerca de um mês. Em parceria com o Instituto de Saúde Integral (ISI), o projeto já apresenta números expressivos. E quer mais.

Com intuito de propiciar emagrecimento aos cerca de 14 mil funcionários do maior hospital da América Latina, o “Calorias Inteligentes” quer que o HC diminua 5 toneladas em um ano. Primeiramente o programa está atendendo funcionários da Administração do HC. Nutricionistas, enfermeiros e médicos orientam os interessados desta área, além de medir pressão e verificar peso da pessoa. Todos preenchem um questionário. Se o funcionário se enquadrar nos critérios pré-estabelecidos pelo programa (nível de glicemia e colesterol, circunferência abdominal, pressão arterial, peso e altura) recebe acompanhamento semanal com profissionais do Instituto de Saúde Integral.

Na segunda quinzena de maio, o programa será aplicado no Instituto da Criança; em junho, levado ao Instituto de Ortopedia; em julho irá para a Psiquiatria. Até o final do 2º semestre todos os institutos do HC farão parte do projeto. Por isso a meta ambiciosa de 5 toneladas.

Além de palestras e seminários, há distribuição de gibis, cartazes, folhetos, faixas e tabelas de perca de peso e anotações, todos com instruções e dicas de como emagrecer de forma saudável. Todos os funcionários ainda participam de caminhadas e podem tirar dúvidas em estações de atendimento. Placares instalados no Instituto Central e no Prédio da Administração para acompanhamento da perca de peso também estão à disposição dos funcionários.

“É um programa importante, um incentivo. O excesso de peso muitas vezes prejudica a saúde. E pode ser evitado com exercícios e dieta”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Instituto Central, prédio de maior movimentação do Complexo, 861 dos 2.625 funcionários apresentam sobrepeso. Outros 426 servidores se encaixam nos níveis I, II e II de obesidade, que precisam de dieta, atividade física e acompanhamento de profissionais especializados.