Saúde: HC tem amanhã, terça-feira, Olimpíada para pacientes com paralisia cerebral

Evento pretende estimular portadores da doença

seg, 11/12/2006 - 12h10 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, maior complexo hospitalar da América Latina, realiza amanhã, terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 8h30, uma Olimpíada diferente. Oitenta portadores de paralisia cerebral participarão da “Olimpíada Pacote” (Olimpíada de Paralisia Cerebral de Ortopedia e Traumatologia Esportiva).

Com objetivo de estimular funções do aparelho locomotor, auxiliar no processo de reabilitação e divertir os portadores da doença, o evento terá provas de corrida (revezamento), arremesso de peso, basquete, handebol, futebol de salão e queimada. Todos os pacientes estarão sob supervisão de equipe médica.

“A atividade esportiva reintegra à sociedade pessoas que sequer saíam de casa. Os pacientes são motivados a explorar suas potencialidades e ajudam uns aos outros”, afirma o médico ortopedista João Gilberto Carazatto, coordenador do programa.

A paralisia cerebral é uma lesão do sistema nervoso central que ocorre antes, durante ou depois do parto – até os 6 anos de idade, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação no cérebro. Além de problemas motores, alguns pacientes podem apresentar comprometimentos mentais, auditivos, visuais ou fonatórios.

O evento acontecerá na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz – rua Arthur de Azevedo, nº 1 – Cerqueira César, zona oeste de São Paulo.

Da Secretaria de Estado da Saúde