Saúde: HC seleciona voluntários para estudo de tratamento da asma com acupuntura

Pacientes devem ter entre 18 e 60 anos, sofrer da doença há pelo menos um ano e não usar medicamentos

qua, 02/08/2006 - 21h29 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, convoca voluntários para participar de mais uma etapa de estudo sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de asma. Os pacientes serão tratados gratuitamente e receberão os materiais necessários. Os sintomas mais comuns da doença – tosse, chiado, falta de ar e sensação de aperto no peito – podem comprometer a qualidade de vida de quem sofre da enfermidade.

A inscrição para o tratamento pode ser feita por homem ou mulher, não-fumante, com idade entre 18 e 60 anos, que sofra, há pelo menos um ano de asma não-sazonal, ou seja, a doença deverá ser perene ou crônica. Outras condições exigidas: não ter pressão alta, diabete, problemas cardíacos e não usar medicamentos, explica o coordenador do projeto, o médico Hong Jin Pai, da equipe de acupuntura do Centro de Dor do HC.

Grupo homogêneo

Jin Pai, formado pela Faculdade de Medicina da USP, pós-graduado pela Faculdade de Medicina Chinesa – Acupuntura de Pequim e primeiro médico a fazer o curso de acupuntura na China, conta que a pesquisa começou há três anos e a previsão é de concluí-la até o final de 2006. Atualmente, quase 60 pessoas estão habilitadas para o tratamento, e boa parte delas recebem cuidados em seu consultório. Nessa terceira etapa de convocação, a expectativa é encontrar pelo menos mais 20 candidatos aptos a participar dos trabalhos. “Em média, de cada cem pacientes interessados no tratamento, de cinco a dez passam pela triagem feita no HC, pelo consultório e por exames médicos. Tudo isso é necessário para garantir isenção dos que participam do tratamento”, afirma o médico.

O rigor das exigências deve-se também à necessidade de estudar um grupo homogêneo para a pesquisa: “Ficaria muito difícil comprovar cientificamente o tratamento de asma pela acupuntura com grupos diferenciados e que estejam tomando medicamentos (como corticóides). Os resultados poderiam ser distorcidos”.

Acupuntura

Dos 80 pacientes que serão tratados, metade receberá a falsa acupuntura (agulhas colocadas em partes do corpo que não tratam da asma) e a outra, a acupuntura verdadeira (agulhas colocadas nos pontos de cura da doença). A escolha das pessoas será feita de forma aleatória para “tirar o efeito psicológico”, informa o médico. O tratamento médio é de dez sessões e depende do histórico clínico do paciente.

Terapia milenar que utiliza agulhas, a acupuntura libera substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório e, assim, alivia a dor e outros sintomas decorrentes da asma e de outras doenças. No Oriente, a técnica é aplicada há mais de 5 mil anos. No Ocidente, passou a ser utilizada recentemente, por seu efeito no alívio da dor.

A acupuntura foi reconhecida como especialidade médica no País em 1998, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. “A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Para os chineses tradicionais, existem cerca de 300 doenças tratáveis pelo método”, informa Jin Pai em seu site.

SERVIÇO

Voluntários podem se inscrever pelos telefone

(11) 3284-6307 ou 3824-9393

Mais informações, nos sites www.hong.com.br e http://smba.org.br

Da Agência Imprensa Oficial