Saúde: HC seleciona voluntários para estudo de tratamento da asma com acupuntura

Pacientes devem ter entre 18 e 60 anos, sofrer da doença há pelo menos um ano e não usar medicamentos

seg, 31/07/2006 - 14h55 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, convoca voluntários para participar de mais uma etapa de estudo sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de asma. Os pacientes serão tratados gratuitamente e receberão os materiais necessários. Os sintomas mais comuns da doença – tosse, chiado, falta de ar e sensação de aperto no peito – podem comprometer a qualidade de vida de quem sofre da enfermidade. A inscrição para o tratamento pode ser feita por homem ou mulher, não-fumante, com idade entre 18 e 60 anos, que sofra, há pelo menos um ano de asma não-sazonal, ou seja, a doença deverá ser perene ou crônica. Outras condições exigidas: não ter pressão alta, diabete, problemas cardíacos e não usar medicamentos, explica o coordenador do projeto, o médico Hong Jin Pai, da equipe de acupuntura do Centro de Dor do HC.

“Os critérios de seleção são bastante rigorosos porque se trata de pesquisa que passará pelo crivo da comunidade científica médica nacional e internacional. Na prática, sabemos que a acupuntura funciona para o tratamento de asma. Agora vamos comprovar cientificamente sua eficácia. Ao final dos trabalhos, poderemos dizer em quais casos é mais recomendada a acupuntura, qual a porcentagem de pacientes curados e as etapas dos processos de tratamento”, salienta o coordenador.

Grupo homogêneo 

Jin Pai, formado pela Faculdade de Medicina da USP, pós-graduado pela Faculdade de Medicina Chinesa – Acupuntura de Pequim e primeiro médico a fazer o curso de acupuntura na China, conta que a pesquisa começou há três anos e a previsão é de concluí-la até o final de 2006. Atualmente, quase 60 pessoas estão habilitadas para o tratamento, e boa parte delas recebem cuidados em seu consultório. Nessa terceira etapa de convocação, a expectativa é encontrar pelo menos mais 20 candidatos aptos a participar dos trabalhos. “Em média, de cada cem pacientes interessados no tratamento, de cinco a dez passam pela triagem feita no HC, pelo consultório e por exames médicos. Tudo isso é necessário para garantir isenção dos que participam do tratamento”, afirma o médico.

O rigor das exigências deve-se também à necessidade de estudar um grupo homogêneo para a pesquisa: “Ficaria muito difícil comprovar cientificamente o tratamento de asma pela acupuntura com grupos diferenciados e que estejam tomando medicamentos (como corticóides). Os resultados poderiam ser distorcidos”.

Acupuntura 

Dos 80 pacientes que serão tratados, metade receberá a falsa acupuntura (agulhas colocadas em partes do corpo que não tratam da asma) e a outra, a acupuntura verdadeira (agulhas colocadas nos pontos de cura da doença). A escolha das pessoas será feita de forma aleatória para “tirar o efeito psicológico”, informa o médico. O tratamento médio é de dez sessões e depende do histórico clínico do paciente.

Terapia milenar que utiliza agulhas, a acupuntura libera substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório e, assim, alivia a dor e outros sintomas decorrentes da asma e de outras doenças. No Oriente, a técnica é aplicada há mais de 5 mil anos. No Ocidente, passou a ser utilizada recentemente, por seu efeito no alívio da dor.

A acupuntura foi reconhecida como especialidade médica no País em 1998, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. “A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Para os chineses tradicionais, existem cerca de 300 doenças tratáveis pelo método”, informa Jin Pai em seu site.

SERVIÇO

Voluntários podem se inscrever pelos telefone

(11) 3284-6307 ou 3824-9393

Mais informações, nos sites www.hong.com.br e http://smba.org.br

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial