Saúde: HC realiza mutirão de exame para avaliar risco de desnutrição de pacientes internados

Doentes do Instituto Central serão submetidos a procedimentos para prevenir doenças e complicações cirúrgicas

seg, 09/10/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, realizará uma ação de prevenção em benefício do paciente internado no Instituto Central. Nesta terça-feira, 10 de outubro, a partir das 8h, cerca de 900 pacientes serão submetidos a exame inédito realizado pelo HC, onde será avaliado o risco nutricional de cada participante.

O objetivo do hospital é verificar o índice de desnutrição e prevenir complicações. O histórico de perda de peso durante seis meses consecutivos é um grande indicador de desnutrição grave, morbidade e mortalidade cirúrgica.

Equipes de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e médicos medirão peso, altura e massa muscular do paciente. A aceitação alimentar e a freqüência quantitativa dos alimentos consumidos também serão analisados. O diagnóstico será relacionado à gravidade da doença e anotado no prontuário.

Além disso, os pacientes responderão questionário e terão o Índice de Massa Corpórea (IMC) calculado. Os que apresentarem IMC abaixo de 20,5, perda de peso nos últimos três meses ou redução na ingestão alimentar passarão por avaliações diárias.

“A desnutrição atrapalha a recuperação e deixa o paciente mais suscetível a doenças oportunistas, por isso a importância desta iniciativa”, explica o médico Waldemir Rezende, diretor executivo do Instituto Central do HC. A partir do dia 10 de outubro, a realização do exame entrará na rotina do hospital.

Com o pioneirismo, o Instituto Central espera reduzir o tempo de internação do paciente.  Em 2005, passaram pelas unidades de internação do Instituto mais de 40 mil pacientes.

Da Secretaria da Saúde