Saúde: HC de Ribeirão Preto procura voluntários para estudo sobre asma e bronquite

Pesquisa é feita pela Divisão de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

qui, 25/01/2007 - 12h03 | Do Portal do Governo

Pessoas com diagnóstico prévio de asma e bronquite que nunca tenham fumado estão sendo convidadas a participar de estudo sobre os mecanismos da asma. A pesquisa é feita pela Divisão de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP).

O trabalho, parte do programa de pós-graduação da fisioterapeuta Érica Ferraz e da médica Sílvia Maria Romão Pontes, tem a coordenação do professor doutor Élcio dos Santos Oliveira Vianna, do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP.

Segundo as pesquisadoras, o voluntário pode ser pessoa de qualquer sexo, que tenha entre 18 e 60 anos de idade, sem notificação de outras doenças associadas.

Os interessados podem saber mais detalhes pelo telefone (16) 3602-2706, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, diretamente com as pesquisadoras. A pesquisa consiste na realização de exames clínicos rotineiros e seguros, que não implicam internação ou interferências em tratamentos que já vêm sendo realizados em outros serviços de saúde.

Segundo a doutora Sílvia Pontes, o quadro clínico da asma pode ser caracterizado por obstrução brônquica, geralmente reversível, e uma hiperreatividade dos brônquios, que pode se manifestar como chiado, falta de ar e tosse. “A doença pode surgir em virtude de fatores ambientais ou histórico familiar”, explica.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)