Saúde: HC de Campinas realiza nova edição de projeto contra catarata e diabete

Evento será promovido neste sábado, dia 25, das 8 às 14 horas

sex, 24/03/2006 - 10h41 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas (HC) de Campinas, pelo Núcleo de Prevenção da Cegueira, promove neste sábado, dia 25, das 8 às 14 horas, nova edição do Projeto Catarata e Diabetes. Há 17 anos a ação é realizada em Campinas e em outras cidades do País. Os resultados obtidos são considerados excelentes. Estima-se que, após mais de 5 milhões de consultas efetuadas, em torno de 1 milhão de cirurgias foram feitas. Esta edição incluirá também o atendimento aos pacientes diabéticos.

A doença, quando não controlada e não acompanhada, pode comprometer seriamente a visão. As pessoas com mais de 50 anos, com deficiência visual, serão examinadas para detectar os portadores de catarata e retinopatia diabética.

Os pacientes aprovados na triagem terão o tratamento agendado no HC, para cirurgia de catarata ou tratamento com raios laser (no caso dos diabéticos). Esclarecimentos e informações sobre o controle da diabete serão oferecidos aos pacientes portadores da doença. Para encaminhamento mais eficiente, é necessária triagem prévia em postos de saúde, com um oftalmologista, antes do dia 25. Os interessados podem obter mais informações no Núcleo de Prevenção da Cegueira, pelo telefone (19) 3788-7396.

Da Agência Imprensa Oficial