Saúde: Hábitos comuns no verão facilitam contágio de conjuntivite

As conjuntivites contagiosas dividem-se em dois tipos: viral e bacteriana

sex, 03/02/2006 - 20h28 | Do Portal do Governo

Coceira, ardor, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos geralmente são sintomas de conjuntivite, doença cada vez mais comum no verão. Também causa inchaço e secreção. Segundo o oftalmologista Newton Kara José, responsável pelo setor no Hospital das Clínicas (HC) e professor da USP, a cidade está tendo um surto dessa inflamação da conjuntiva (membrana que recobre o branco dos olhos), a exemplo dos últimos anos. O número de casos confirmados no HC aumentou de dois para 20 por dia.

A doença pode ser causada por vários fatores: irritação, intoxicação por medicação e alergia, mas a maior parte dos casos decorre mesmo é da contaminação por bactérias, vírus, fungos e protozoários. O contágio se dá pelo contato direto (da mão contaminada nos olhos, por exemplo) ou por meio de objetos pessoais: toalhas e fronhas. Daí a grande incidência nessa estação do ano em que as pessoas ficam mais aglomeradas, principalmente nas praias e piscinas.

O oftalmologista informa que alguns hábitos típicos dos brasileiros também podem ser considerados facilitadores da contaminação. “Em geral, não tomamos cuidados como lavar sempre as mãos. Nos tocamos muito, no cumprimento, por exemplo, e não evitamos focos de contágio, como os banheiros, utilizando um papel para abrir torneiras e maçanetas.”

 

Saiba mais sobre a conjuntivite

As conjuntivites contagiosas dividem-se em dois tipos: viral e bacteriana. A primeira é mais agressiva e leva de 15 a 20 dias para ser curada, porque não tem tratamento e depende da reação do organismo. O médico explica que os antibióticos disponíveis não atacam o vírus e, por isso, a única alternativa é manter os olhos sempre limpos e usar colírios para alívio dos sintomas. A segunda pode contar com o efeito de medicamento e passa mais rápido, em cerca de cinco dias.

Normalmente, é uma doença que, além do desconforto, não causa maiores problemas e nem danos permanente aos olhos. Mas, quando há dor ou baixa visão, a córnea pode ter sido atingida e o caso fica mais grave.

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.

CUIDADOS E PREVENÇÃO

.Consultar um especialista

.Cuidado para não coçar os olhos, pois o hábito é prejudicial e pode levar a danos irreversíveis

.Beber muito líquido (principalmente sucos ricos em vitamina C)

.Usar óculos escuros para evitar a claridade

.Limpar a secreção dos olhos, com água filtrada ou fervida, morna, usando algodão ou gaze

.Parar de usar lentes de contato temporariamente e evitar esforçar os olhos

.Uso de cremes e maquiagem na região do rosto próxima também deve ser evitado

.Para prevenir o contágio, é importante: não cumprimentar com as mãos ou com beijos

.Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, principalmente debaixo das unhas, usando uma escovinha. Depois, enxaguar com álcool ou solução de iodo

.Trocar fronha e toalha todos os dias

.Não utilizar a toalha de rosto de outras pessoas

.Pedir afastamento do trabalho ou da escola durante o período da infecção

.Evitar banhos de praia, piscina, mar e banheira