Saúde: Guarulhos tem mutirão contra hanseníase nesta quarta-feira

Hospital Estadual Padre Bento, referência contra a doença, irá verificar saúde da população

ter, 30/01/2007 - 13h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a partir das 13h, um mutirão para detecção de possíveis casos de hanseníase. Nesta semana é lembrado o combate à doença em todo o mundo. Para participar é preciso apenas comparecer ao local.

Em 2006 o coeficiente de detecção de hanseníase em São Paulo ficou em 0,48 (para cada 10 mil habitantes), melhor que 1, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os números têm caído ano, em todas as regiões do Estado. No ano passado houve 1.958 casos novos da doença em São Paulo.

O Hospital Estadual Padre Bento é referência para o Estado em combate a hanseníase. Os exames a serem feitos são de toque e sensibilidade da pele.

“A hanseníase é uma doença que tem cura e não deixa seqüelas se diagnosticada precocemente. Por isso, é muito importante que qualquer tipo de mancha seja analisada”, explica a diretora do Hospital Padre Bento, Madalena Bazzo.

As atividades contra hanseníase começarão logo pela manhã no Padre Bento. Haverá um ciclo de palestras aberto à população sobre a doença.

O Hospital Estadual Padre Bento fica na avenida Emílio Ribas, 1.573 – em Guarulhos.

Da Secretaria da Saúde