Saúde: Governo inaugura 6ª Casa do Adolescente no Jabaquara

Unidade presta atendimento médico-social gratuito para 37 mil jovens carentes da zona sul

sex, 03/03/2006 - 10h30 | Do Portal do Governo

Unidade presta atendimento médico-social gratuito para 37 mil jovens carentes da zona sul

Adolescentes da cidade de São Paulo ganham mais uma opção de atendimento próprio. As secretarias da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) acabam de inaugurar a Casa do Adolescente do Jabaquara. É a 6ª unidade do projeto na capital, que também tem extensão em São Vicente, na Baixada Santista.

Elaborada em parceria com a secretaria municipal da Saúde, a Casa do Jabaquara seguirá o mesmo modelo utilizado nas unidades de Pinheiros, Itaquera, M’Boi Mirim, Grajaú, Parque Novo Mundo e São Vicente. Prestará atendimento médico-social gratuito aos adolescentes da região.

“A Casa do Adolescente é um lugar para curar desde dor de barriga até dor-de-cotovelo”, explica Albertina Duarte Takiuti, idealizadora do programa e coordenadora de Saúde do Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde. Profissionais de diversas áreas: médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual, cuidarão da saúde dos jovens. Há, também, espaço para debates entre jovens e orientadores, cursos de culinária, artesanato, aulas de dança e terapias em grupo.

Os projetos são colocados em prática de acordo com a demanda.Menos gestantes jovens – Um dos grandes motivos do sucesso da Casa do Adolescente é a parceria entre governo estadual, prefeituras e entidades sociais. A Seads cede o espaço e se responsabiliza pelos educadores e profissionais administrativos. A saúde estadual  realiza a capacitação dos recursos humanos e fornece os medicamentos do Dose Certa. À secretaria municipal de Saúde cabe fornecer os equipamentos médico-hospitalares, os recursos humanos e encaminhar os adolescentes das Unidades Básicas de Saúde.

A escolha do bairro do Jabaquara para sediar a nova unidade do projeto não foi por acaso. Levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2004, revelou que a região tem população de 37 mil jovens (entre 10 e 19 anos) e uma proporção de 7,45% de mães entre 14 a 17 anos de idade no total de bebês nascidos vivos. “Esta nova unidade servirá de forte instrumento para que os casos de gravidez na adolescência na região sofram redução, como vem acontecendo no restante do Estado”, observa Albertina.

O Estado de São Paulo diminuiu ocorrências de gestação em jovens em 28%. É o que demonstram dados da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2004, houve 106.737 mulheres menores de 20 anos grávidas. Em 1998, quando a política de abordagem aos adolescentes foi alterada, esse número era de 148.019.

Novos interessados

Outros 20 municípios, que apresentam registros de exploração sexual infanto-juvenil, se mostraram interessados em ter uma Casa do Adolescente: Barretos, Jundiaí, Campinas, São João da Boa Vista, Panorama, Votuporanga, São José da Bela Vista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Taquarivaí, Tupã, Itaquaquecetuba, Poá, Juquitiba, Itanhaém, Praia Grande, Catanduva, Capão Bonito, Registro e Jaboticabal.

A Casa do Adolescente do Jabaquara fica no Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi), reserva de mata atlântica com 167 mil metros quadradros, no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes.

O parque, administrado pela Seads, oferece gratuitamente atividades esportivas, culturais e profissionalizantes, além de prestar serviços à comunidade, como acesso à Internet e solicitação de documentos e certidões.

Casas do Adolescente

  • Pinheiros: Rua Ferreira de Araújo, 789
  • Itaquera: Centro de Formação e Cultura Dom Bosco, Av. do Contorno, s/nº – próximo ao terminal Itaquera do Metrô
  • M’Boi Mirim: Rua dos Clarins, 99 – Jardim Ângela
  • Grajaú: Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333
  • Parque Novo Mundo: Rua Soldado Basílio Pinto de Almeida, 210
  • Jabaquara: Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes
  • São Vicente: Rua Caiamoré, 804 – Vila Margarida

Das Secretarias da Saúde e Seads

J.C.