Saúde: Fundação Pró-Sangue precisa de doadores

Os tipos mais afetados são "O" positivo e "O" negativo, com estoque para apenas um dia. O ideal é ter estoque para três dias

seg, 06/11/2006 - 8h37 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento a cerca de 300 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, necessita de doadores.

Os tipos mais afetados são O positivo e O negativo, com estoque para apenas um dia. O ideal é ter estoque para três dias.

“Desde o feriado do dia 12 de outubro, o número de doadores vem caindo. Hoje chega a 30%. Com o feriado do dia 2 de novembro, a situação pode piorar”, diz o Dr. Alfredo Mendrone Junior, chefe da Divisão de Medicina Tranfusional da Pró-Sangue.

Nunca é demais lembrar que doar sangue é um gesto voluntário, de solidariedade e que não dura mais que meia hora. E ainda, uma atitude salvadora de vidas. A doação de sangue é um ato extremamente seguro, não engorda, não custa dinheiro e ainda é considerado um ato nobre.

O sangue humano é insubstituível. Por essa razão, sempre que alguém necessita de uma transfusão sanguínea, só se pode contar com a sensibilidade de alguém que se disponha a fazer a doação. Em muitos casos, a transfusão é a única esperança de vida.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade, estar alimentado e em boas condições de saúde.

Para informações sobre como doar e endereços dos postos, Disque Pró-Sangue, 0800-55-0300, ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br. A doação de sangue também pode ser agendada pela Internet ou por telefone.

Da Fundação Pró-Sangue