Saúde: Frio afasta doadores de sangue

Nessa época, redução nos estoques da Fundação Pró-Sangue é de 20%

seg, 19/06/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

O inverno está aí. E com ele, uma preocupante notícia para quem necessita da doação de sangue: a redução de 20% nos estoques da Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 120 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo. A instituição necessita de doadores de todos os tipos.

De acordo com informações da Fundação, além do frio, a Copa do Mundo e as férias escolares também contribuem para a diminuição de doadores, já que muitos deles aproveitam o período para viajar.

“A queda de doadores tem sido percebida nos últimos dias. Isso nos preocupa também pelos jogos da Copa, o que pode comprometer ainda mais a regularidade dos nossos estoques”, diz o médico Alfredo Mendrone Jr, chefe da Divisão de Medicina Transfusional da Fundação Pró-Sangue. Em situação de emergência, os estoques de sangue garantem abastecimento para apenas dois dias, quando o normal seriam sete dias.

Nunca é demais lembrar que doar sangue é um gesto voluntário, de solidariedade e que não dura mais que meia hora. E ainda, uma atitude salvadora de vidas. A doação de sangue é um ato extremamente seguro, não engorda, não custa dinheiro e ainda é considerado um ato nobre.

O sangue humano é insubstituível. Por essa razão, sempre que alguém necessita de uma transfusão sanguínea, só se pode contar com a sensibilidade de alguém que se disponha a fazer a doação. Em muitos casos, a transfusão é a única esperança de vida.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade, estar alimentado e em boas condições de saúde.

A Fundação Pró-Sangue, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, possui cinco postos de coleta, que funcionam, em sua maioria, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados das 8 às 18 horas.

Para informações sobre como doar e endereços dos postos, Disque Pró-Sangue, 0800-55-0300, ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br. A doação de sangue também pode ser agendada pela Internet ou por telefone.

Requisitos para ser um doador

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 18 e 65 anos;

– Pesar no mínimo 50kg;

– Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho, da Previdência Social ou Passaporte).

Postos de Coleta

A Fundação Pró-Sangue possui quatro postos de coleta:

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar

De segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.

Estacionamento gratuito por até duas horas, Estapar – Garagem Clínicas

Posto Mandaqui

R. Voluntários da Pátria, 4.301

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Sábado das 8h às 16h.

Posto Dante Pazzanese

Av. Dante Pazzanese, 500

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados das 8h às 16h.

Posto Regional de Osasco

R. Ari Barroso, 355 – Osasco

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.