Saúde faz mutirões para mais de meio milhão de paulistas neste sábado, 27

Avaliação do risco de doenças cardíacas e detecção de câncer de pele serão realizados gratuitamente

sex, 26/11/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde promove neste sábado, 27, dois grandes mutirões de saúde, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que deverão atender cerca de meio milhão de paulistas. O objetivo é avaliar o risco cardíaco da população e incentivar a detecção precoce do câncer de pele. Não há necessidade de agendamento prévio.

O objetivo do Mutirão do Coração, que acontece das 9h às 17h, é avaliar o risco que os pacientes atendidos têm de sofrer algum tipo de problema cardíaco nos próximos cinco anos. Para essa avaliação, os pacientes passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial, além de responderem um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde.

O Mutirão do Coração prossegue durante a próxima semana, com a entrada das Unidades Básicas de Saúde da prefeitura de São Paulo na programação. Também são parceiros da iniciativa a Uninove e a Federação dos Hospitais Filantrópicos.

A população com idade entre 35 e 74 anos, faixa etária em que o risco é mais elevado, receberá o resultado da avaliação de risco cardiovascular (baixo, moderado e alto), com orientação para procurar um profissional da área de saúde para acompanhamento caso seu risco seja avaliado como moderado ou alto. Pessoas abaixo de 35 e acima de 74 anos podem fazer as avaliações e terão os dados coletados, mas não receberão o resultado do risco, que é considerado impreciso pelos especialistas nestas faixas etárias.

Já para o mutirão do câncer de pele estão programadas palestras, orientações sobre cuidados com a pele, uso correto do protetor solar e avaliação de pacientes com sinais como sardas no rosto e nos ombros, pintas que estão crescendo ou se modificando, feridas que não cicatrizam ou lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas do pé. Caso seja detectada alguma anormalidade, o paciente será encaminhado para tratamento em uma das unidades participantes.

“Será um sábado de muita prevenção, com foco em dois problemas relevantes para a saúde pública: doenças cardíacas e câncer. Por isso é muito importante que a população participe”, afirma Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.

Para saber os locais de atendimento, basta acessar os sites www.sbd.org.br/campanha/cancer e www.mutiraodocoracao.com.br. No caso da campanha contra o câncer de pele também é possível obter informações pelo telefone 0800 701 3187.

Da Secretaria da Saúde