Saúde faz mutirão de combate ao câncer de pele neste sábado

Quanto mais cedo a doença for tratada, maiores são as chances de cura

sáb, 05/12/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Nove hospitais estaduais participam neste sábado, 5, da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele. Durante todo o dia, médicos de plantão farão diagnósticos rápidos em atendimento à população.

O objetivo do mutirão, que é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fazer a identificação precoce da doença, o que aumenta consideravelmente a chance de cura, segundo especialistas. “Quanto antes procurarem um diagnóstico, maiores as chances de cura, que podem crescer até 100%”, alerta a diretora do Hospital Padre Bento, Maria Madalena Bazzo.

A recomendação é para que todas as pessoas com qualquer marca, mancha ou lesão não identificada na pele compareçam para uma consulta. Não é necessário agendamento prévio. Todas as unidades participantes terão as portas abertas das 9 às 16 horas no sábado.

Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Nos postos, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e dicas de como suspeitar do câncer da pele.

Em Santos, cidade litorânea e com incidência mais alta da doença pela exposição ao sol, a direção do Hospital Guilherme Álvaro decidiu aderir com todo o seu pessoal à campanha. No ano passado, a unidade fez cerca de 500 atendimentos e teve 120 casos suspeitos diagnosticados.

Segundo dados nacionais da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no ano passado, do total de pessoas examinadas, 65,4% admitiram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos, os mais perigosos.

Conheça as unidades que vão participar do mutirão:

Complexo Hospitalar Padre Bento – Guarulhos
Avenida Emílio Ribas, 1.573

Hospital das Clínicas – São Paulo
Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 225

Hospital Heliópolis – São Paulo
Rua Cônego Xavier, 276

Hospital Ipiranga
Avenida Nazaré, 28

Casa de Saúde Santa Marcelina (AME) – São Paulo
Rua Santa Marcelina, 177

Hospital Guilherme Álvaro – Santos
Rua Oswaldo Cruz, 197

Instituto Lauro de Souza Lima – Bauru
Rodovia Comendador João R. Barros, km 225

Hospital Geral de Promissão – Promissão
Avenida General Eurico Gaspar Dutra, 620

Hospital Estadual de Ribeirão Preto
Avenida Independência, 4.750

Incidência da doença

Só no ano passado, cerca de 55 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. A doença cresce entre os jovens, que tem por hábito o excesso de exposição ao sol sem proteção.

Mais comum em pessoas com pele clara e com mais de 40 anos, os sintomas da doença são variados. Pintas ou sinais que aparecem de repente e começam a crescer, manchas escuras que mudam de cor e coçam, feridas que não cicatrizam ou com lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés são indícios de que um médico deve ser consultado.

São três os tipos de câncer de pele e as chances de cura são altas quando descoberto precocemente. O menos grave deles e também o mais frequente é o carcinoma basocelular, diagnosticado em 70% dos casos. Em segundo lugar, o carcinoma espinocelular pode espalhar-se por meio de gânglios, causando metástase. O melanoma, mais agressivo de todos, mata quase 100% dos casos diagnosticados em estágio avançado.

Da Secretaria da Saúde