Saúde faz mutirão da mulher em São Paulo

Anote a programação; a expectativa é atender mais de 2 mil pessoas

sex, 06/03/2009 - 8h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou em São Paulo uma série de atividades dedicadas à saúde feminina. As ações, que acontecem a partir do dia 7 de março, são em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A expectativa é atender mais de 2 mil pessoas. 

As atividades acontecem no Hospital Maternidade Interlagos, na zona sul da capital, no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Centro de Referência do Idoso, na zona norte, ambas ligadas a Secretaria de Estado da Saúde.

As mulheres poderão fazer, gratuitamente, exames de papanicolau, glicemia, beta HCG e aferição de pressão arterial, esses sem necessidade de agendamento. Além disso, as pacientes podem participar de palestras gratuitas sobre DST/Aids e ajuda emocional, além de dicas sobre beleza e corte de cabelo.

O Hospital das Clínicas de São Paulo também oferecerá no próximo sábado, 7, exames de papanicolau gratuitamente. Para participar, basta fazer o agendamento até o próximo dia 6 de março, entre as 8h e 16h pelos telefones: 3069-6647 e 3069-7621. Há 66 vagas disponíveis.

No mesmo dia, também haverá orientação para a realização do auto-exame da mama, importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

No CRI, a partir do dia 16, mulheres com idade acima de 60 anos também poderão realizar o exame de ultrassom calcâneo, que determina se há falta de cálcio nos ossos. Esse exame será agendado na recepção do 1º andar para ser realizado no próprio dia. Não é preciso ter encaminhamento, mas as vagas são limitadas.

As ações acontecem no Núcleo Ambulatorial do Hospital Maternidade Interlagos, que fica na Rua Guaíuba, 312 – Interlagos. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte fica na Avenida Voluntários da Pátria, 4031. O HC de São Paulo fica na av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, no Instituto Central.

Anote a programação

CRI

6 de março

– Dicas de maquiagem (10h)

– Apresentação de dança de salão e coral (9h30)

10 de março

– Missa em homenagem à mulher (9h30)

– Palestra sobre saúde da mulher (10h30)

13 de março

– Cinema: filme “Alguém tem que ceder” (13h30)

16 de março

– Palestra Mitos e verdades sobre Osteoporose

16 a 31 de março (9h às 17h)

– Exames de Ultrassom Calcâneo (é necessário agendamento)

17 de março

– Corte de cabelo e maquiagem (8h30 às 11h30)

23 de março

– Palestra sobre depressão da mulher (10h)

27 de março

– Baile da Terceira Idade (14h)

Hospital Maternidade Interlagos

7 de março (8h às 17h)

– Exames de papanicolau, glicemia, beta HCG e aferição de pressão arterial

7 de março

– Palestra sobre DST/Aids (10h)

– Palestra sobre Ajuda Emocional (14h)

Hospital das Clínicas de São Paulo

Instituto de Psiquiatria

6 de março (10h às 12h)

– Palestra “Como ser mulher nos dia atuais”

Instituto Central

7 março (8h)

– Palestra: TPM – Tensão Pré-Menstrual, Reposição Hormonal,  Endometriose, Ovários Policistos e Prevenção do Câncer Genital.

– Exames de papanicolau (agendamento pelo telefone)

Da Secretaria da Saúde