Saúde faz campanha para vacinar adolescentes contra hepatite

Faixa etária de 11 a 19 anos tem os mais baixos índices de cobertura contra a doença no Estado

sex, 16/01/2009 - 12h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde iniciou neste mês de janeiro uma campanha para intensificar a vacinação de 2,3 milhões de adolescentes paulistas contra hepatite B. A faixa etária entre 11 e 19 anos tem os menores índices de cobertura vacinal contra a doença no Estado.

O objetivo da ação é aproveitar o período de férias escolares para intensificar a vacinação e proteger os jovens contra a hepatite. A vacina é gratuita para pessoas entre 0 e 19 anos, e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde. Para ficar completamente imunizado é preciso tomar três doses. A segunda dose acontece um mês depois da inicial_ a terceira, após seis meses.

Levantamento da Secretaria aponta que a faixa etária com menor cobertura da vacina no Estado é a de 11 a 14 anos de idade, com apenas 59% de adesão, seguida pela de 15 a 19 anos, com 64%. O ideal é de 90% a 95% de cobertura.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que os jovens aproveitem as férias para ir ao posto de saúde, mesmo que estejam viajando, porque há unidades de vacinação em todos os municípios”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Os adolescentes que forem receber uma dose contra hepatite B também poderão aproveitar para atualizar a caderneta, tomando vacinas que estejam em atraso, contra doenças como sarampo, rubéola, tétano e difteria.

O mutirão de vacinação com foco em adolescentes faz parte do Plano Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, lançado pela Secretaria em outubro de 2008. Entre as metas estabelecidas para os próximos quatro anos está a de vacinar 90% dos adolescentes de todo o Estado contra a hepatite B, ampliar em 50% a detecção da infecção pelo vírus da hepatite C e em 60% a notificação de casos novos.

Da Secretaria da Saúde