Saúde faz campanha para incentivar recrutamento de doadores de sangue

População brasileira que faz doação voluntária está abaixo dos índices considerados ideais

sex, 23/11/2007 - 13h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta semana campanha em todo o Estado para incentivar os paulistas a doar sangue. Além de procurar levar mais voluntários aos bancos de sangue, o objetivo é transformar a doação esporádica em rotineira.

Os bancos de sangue estão com programação especial, tendo como referência o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Música, algodão doce, apresentação de palhaços e brindes serão oferecidos às pessoas que colaborarem. Os voluntários com maior número de doações serão homenageados com uma placa. Haverá também distribuição de folhetos e cartazes.

“Um ato voluntário e solidário como o de doar sangue ajuda a salvar vidas. É muito importante que a população se conscientize da importância da doação, tornando o ato um compromisso rotineiro”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Deve também estar alimentada e apresentar documento original de identidade, com foto. Quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou portador de hepatite B, hepatite C ou aids não pode fazer doação. 

Divulgação – Para incentivar a doação, a SPTrans divulga o cartaz “Quebra-cabeça” em todos os ônibus da região metropolitana de São Paulo. A TV Minuto, responsável pelas telas de LCD instaladas nos vagões dos trens do Metrô de São Paulo, cedeu espaço para divulgar a data.

Em todo o Brasil, foram coletadas no ano passado cerca de 3,2 milhões de bolsas de sangue, número equivalente a 1,8% da população brasileira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que um país possa satisfazer suas necessidades de sangue, o ideal é que entre 3% e 5 % de sua população doe sangue voluntariamente. 

Da Agência Imprensa Oficial