Saúde: Farmácias Dose Certa distribuem 45 milhões de remédios em 2 anos de funcionamento

Unidades, instaladas em locais de grande circulação de pessoas, distribuem 41 tipos de medicamentos de graça à população

qua, 13/09/2006 - 8h38 | Do Portal do Governo

O projeto Farmácia Dose Certa, da Secretaria de Estado da Saúde, completa dois anos nesta quarta-feira, 13 de setembro, com um saldo de 45,5 milhões de unidades farmacêuticas distribuídas gratuitamente à população da cidade de São Paulo.

São 41 tipos de remédios, entre analgésicos, antiinflamatórios, anti-térmicos, antibióticos, xaropes e pomadas, que podem ser adquiridos em 20 unidades instaladas em locais de grande circulação, como estações do metrô, estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e hospitais (veja relação abaixo)

O medicamento mais procurado nas unidades é o Captopril, usado no combate à hipertensão. Mais de 14 milhões de unidades farmacêuticas desse medicamento foram entregues desde 2004 nas Farmácias Dose Certa. Em segundo lugar fica o Ácido Acetilsalicílico, com mais de 5 milhões de unidades distribuídas. As unidades mais movimentadas são as das estações Clínicas, Barra Funda e Sé do metrô.

Para receber o medicamento, basta ter receita emitida por unidade pública de saúde, dentro do prazo de validade e com a prescrição do princípio ativo do medicamento. As farmácias funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sempre há um farmacêutico de plantão apto a tirar dúvidas dos usuários.

O projeto das farmácias Dose Certa é um braço do programa de mesmo nome lançado em 1995 e que distribui, regularmente, os 41 tipos de medicamentos a todos os municípios do Estado de São Paulo. O objetivo é auxiliar a assistência farmacêutica básica das cidades paulistas. Ou seja, os mesmos medicamentos das Farmácias Dose Certa podem ser encontrados em postos de saúde municipais da capital, interior e litoral.

Em dez anos, o programa Dose Certa enviou 10,4 bilhões de medicamentos aos 645 municípios paulistas. O investimento foi de R$ 722 milhões. Todos os remédios são produzidos pela Furp (Fundação para o Remédio Popular), laboratório oficial do governo do Estado situado em Guarulhos.

“Os medicamentos distribuídos pelo programa Dose Certa combatem 80% das doenças mais comuns. E o melhor: a população recebe de graça. Ampliar a assistência farmacêutica, portanto, é fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos os paulistas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A partir de 2007, o programa Dose Certa terá condições de ser ampliado ainda mais, com a inauguração da segunda unidade da Furp em Américo Brasiliense, região de Araraquara.

Unidades da Farmácia Dose Certa

Estações de Metrô:

Ana Rosa – Rua Domingos de Moraes, 505

Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/n

Brás – Rua Domingos Paiva, S/Nº

Carrão – Av. Alcântara Machado, S/Nº

Clínicas – Av. Dr. Arnaldo, 555

Itaquera – Av. Projetada, 1900

Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173

Saúde – Av. Jabaquara, 1634

Sé – Praça da Sé, S/N

Tucuruvi – Dr. Antônio Maria de Laet, 100

Vila Mariana – Av. Prof. Noé Azevedo,106

Estações da CPTM:

Santo Amaro – Av. Nações Unidas, S/Nº Jardim Promissão

Guaianases – Av. Salvador Gianetti, S/Nº

Piqueri – Rua José Peres Campelo, S/Nº

Perus – Av. Dr. Silvio de Campos, S/Nº

Terminal da EMTU:

São Mateus – Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz

Hospitais:

Hospital Geral do Itaim Paulista

Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B – Itaim Paulista

Hospital Estadual de Sapopemba

Rua Manoel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba

Ambulatório de Especialidades “Dr. Geraldo Paulo Bourroul”

Rua Martins Fontes, 208 – Centro

Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande

Secretaria de Estado da Saúde