Saúde: Falta de voluntários ameaça pesquisa de vacina brasileira contra Aids

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo precisa de pelo menos 17 voluntários

qui, 02/03/2006 - 7h02 | Do Portal do Governo

Os estudos para a produção de uma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, podem ser interrompidos por falta de voluntários. É o que aponta a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que precisa de pelo menos mais 17 pessoas aptas para os testes. O prazo para conseguir estes voluntários é até 31 de março.

Desde que começou a “recrutar” voluntários (no fim de 2005) a Secretaria, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT/Aids), conseguiu três pessoas que se encaixam no perfil exigido. Ou seja, ainda faltam 17 para os 20 necessários.

Quando o protocolo do estudo paulista foi criado, 328 pessoas manifestaram interesse em participar, mas apenas três aceitaram assinar termo de compromisso e participar dos testes. Os restantes desistiram, não compareceram, não passaram por avaliações de risco ou deram dados equivocados.

“Não há possibilidade de pegar Aids ou o vírus HIV com este teste. É 100% garantido. É de extrema importância que a população de São Paulo ajude nos testes. Sem os voluntários não conseguiremos estudar a vacina”, afirma Gabriela Calazans, que coordena o estudo.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o CRT/Aids)_ rua Santa Cruz,81, Vila Mariana, telefone (11) 5082-3954. Também podem enviar um e-mail para hvtuvilamariana@crt.saude.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.