Saúde: Faculdade de Medicina da USP inaugura Laboratório de Habilidades Clínicas

Laboratório terá 23 tipos de manequins destinados à prática e instrução de procedimentos médicos

seg, 21/08/2006 - 17h52 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da USP inaugura no próximo dia 23 de agosto, às 10 horas, o Laboratório de Habilidades Clínicas, onde os alunos treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam reações humanas em diversas situações clínicas. A FMUSP adquiriu 23 tipos de manequins, de origens americana e canadense, confeccionados em silicone, que oferecem o realismo anatômico e funcional necessário para o treinamento de manobras e exames clínicos. O Laboratório de Habilidades Clínicas da FMUSP é o terceiro a ser implantado entre as universidades brasileiras, e o maior em área física, com 485 metros quadrados. Participarão da inauguração o diretor da FMUSP, Giovanni Cerri, o professor titular do Departamento de Clínica Médica, Milton de Arruda Martins, e o diretor do Laboratório de Habilidades Clínicas, Augusto Scalabrini Neto.

Uma das atrações do Laboratório de Habilidades Clínicas é o manequim Noelle, que simula o parto com dificuldades. Nele, os alunos podem treinar, por exemplo, a chamada “manobra de Leopold”, um procedimento usado pelo obstetra para ajudar na expulsão do bebê. Noelle simula vários cenários clínicos, que podem ocorrer durante o nascimento do bebê, como o sofrimento fetal, o bebê com circular de cordão, a mãe com problema clínico, com parada cardíaca etc. Há também manequins para treinamento de habilidades em emergências, como a ressuscitação cardio-respiratória, entubação e drenagem de tórax.

O Laboratório também conta com modelos para simulação de exame ginecológico, urológico e de mamas. Segundo o diretor do Laboratório de Habilidades Clinicas, Augusto Scalabrini, professor associado do Departamento de Clínica Médica, antigamente o aluno treinava diretamente no paciente. “Agora, o treinamento é feito antes, no manequim. Mas é bom ressaltar que os manequins não substituem os pacientes, mas apenas antecedem o contato com eles”. Alguns manequins são destinados a aprendizado de procedimentos clínicos, como passagem de sondas e cateteres venosos e cuidados com traqueostomia e colostomia. Antes do Laboratório de Habilidades Clínicas, a FMUSP dispunha somente de manequins para treino de ressuscitação.

Scalabrini afirma que o espaço também será utilizado para simulação de consultas. “Vamos montar um consultório, com atores, no qual o aluno faz o papel do médico. Gravamos a cena e depois, o próprio aluno, o grupo e o professor analisam a conduta. É o que chamamos de treinamento de atitude”, explica.

Serviço

Inauguração do Laboratório de Habilidades Clínicas da FMUSP

Data: 23 de agosto – quarta-feira – às 10 horas

Local: Faculdade de Medicina da USP

Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo

Da Faculdade de Medicina da USP