Saúde: Estudo realizado pela USP indica excesso de ingestão de açúcares entre adolescentes

Grupo analisado em 12 escolas de Piracicaba ingeria, em média, 3,8 porções diárias de doces, quase o dobro do recomendado

qua, 28/06/2006 - 16h05 | Do Portal do Governo

Revista Brasileira de Epidemiologia

constatou excesso de açúcares entre adolescentes. Para descrever as práticas alimentares entre os jovens – ingestão energética, distribuição de macronutrientes na dieta e porções consumidas de doces, refrigerantes e bebidas com adição de açúcar – foram pesquisados estudantes com idades entre 10 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba.

A coordenadora responsável pela pesquisa, professora Betzabeth Slater, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que 12 escolas da região participaram do estudo, das quais uma foi escolhida para o projeto-piloto. Dos 431 jovens entrevistados, 390 se enquadraram nos parâmetros (idade, estatura e maturação sexual) da iniciativa. “As entrevistas foram realizadas em novembro de 2004, nas escolas. O apoio que recebemos da comunidade e dos pesquisadores da área de alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) foi fundamental para o trabalho”, afirma.

Bebidas açucaradas 

O estudo revelou que jovens entre 10 e 17 anos comiam, em média, 3,8 porções diárias de doces, quando o recomendado são no máximo duas. “Apenas 6,2% dos pesquisados apresentaram consumo energético condizente com sua faixa etária e 83,8% constataram ingestão energética acima dos valores propostos”, ressalta a professora Betzabeth.

No caso dos refrigerantes, o consumo aproximado foi de 226,3 ml por dia. Nas bebidas açucaradas, o valor médio alcançou 554,2 ml diários. Verificou-se também que 36,7% dos adolescentes do grupo analisado consumiam gordura (lipídios) em quantidade superior ao aconselhado.

Não foram observadas diferenças significativas entre meninos e meninas. “Constatamos também que no interior do Estado, onde acreditávamos ser maior a oferta de frutas e verduras, a dieta dos alunos pesquisados tem carência desses alimentos”, acrescenta.

Muitas guloseimas 

Para realizar o trabalho, os pesquisadores aplicaram Questionário de Freqüência Alimentar, com base na recomendação de ingestão de energia e de macronutrientes da Dietary Reference Intake (Ingestão Dietética de Referência), elaborada pelo Comitê de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina dos Estados Unidos. Em relação às porções relacionadas na pesquisa, a professora informa que foram adotadas as mesmas de estudos anteriores com populações de adolescentes.

Os dados produzidos no Brasil, segundo a coordenadora, coincidem com resultados de outras pesquisas realizadas nos Estados Unidos, no Canadá e em países da Europa, nos quais o consumo de doces também é considerado elevado. “Nosso levantamento servirá para alertar os pais e a comunidade para o modo incorreto como os jovens estão se alimentando e as conseqüências para a sua saúde quando chegarem à fase adulta. Estão comendo muitas guloseimas”, afirma a professora Betzabeth.

A pesquisadora considera importante que a tradicional comida brasileira – o arroz com feijão – volte a ter prioridade na dieta dos adolescentes: “Assim, estariam consumindo uma leguminosa, rica em ferro, um cereal e fibras”, ressalta.

Os resultados da pesquisa serão enviados aos diretores das 12 escolas participantes do projeto e à Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba. “Queremos chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a necessidade de adotarmos estratégias que incentivem a reeducação alimentar e os benefícios de uma dieta equilibrada”, conclui.

Dieta

Uma dieta equilibrada pode ser resumida em três palavras: variedade, moderação e equilíbrio. Para as pessoas que não conseguem resistir ao chamado fast food (comida rápida), vale a máxima: bom senso na escolha e no consumo dessas refeições, evite excessos. Com as dicas a seguir, é possível encontrar o caminho para uma vida mais saudável.

Dez mandamentos para uma alimentação saudável

1º) Faça de cinco a seis refeições durante o dia, a cada três horas.

2º) O consumo de frituras e de alimentos com gordura aparente, como carnes de churrasco e peixes com couro, deve ser evitado. Prefira os grelhados e/ou assados.

3º) Fuja de líquidos durante as refeições, pois contribuem para a distensão mecânica do estômago.

4º) O sal deve ser utilizado com moderação, para evitar crises de hipertensão, entre outros problemas.

5º) As refeições feitas à noite devem ser leves, porque ao final do dia ocorre redução fisiológica do metabolismo do corpo.

6º) O ato de fazer as refeições deve ser separado dos problemas do cotidiano. Escolha um local tranqüilo, sem televisão, rádio ou outros elementos que possam desviar sua atenção.

7º) É importante mastigar bem. Mastigue lentamente, para facilitar a digestão e melhorar o aproveitamento dos nutrientes.

8º) Dê preferência a produtos crus e/ou frescos. Cozimento prolongado resulta em perdas de vitaminas e nutrientes.

9º) Modere a ingestão de doces, bebidas açucaradas, refrigerantes, massas e pães. Inclua fibras nas refeições, pois ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e contribuem para o controle do teor de colesterol e glicose presentes no sangue.

10º) Tomar água é o melhor meio de hidratar o organismo. Ajuda o funcionamento do intestino, filtra o sangue e desintoxica o organismo. Seu consumo deve girar em torno de dois litros por dia.

Marilia Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial