Saúde estadual vai enviar cotas extras de remédios a 388 cidades paulistas

Municípios com alto Índice de Vulnerabilidade Social terão 50% a mais de medicamentos do que recebem atualmente

seg, 24/09/2007 - 15h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai enviar, a partir de outubro, cotas extras de medicamentos básicos, como analgésicos, antitérmicos e antibióticos, a 388 municípios pequenos, com alto Índice Paulista de Vulnerabilidade Social.

Essas cidades ganharão 50% a mais de remédios do que recebem atualmente, o que representa cerca de 300 milhões de unidades farmacêuticas adicionais por ano. O investimento extra será de R$ 9,2 milhões anuais.

Os municípios contemplados possuem menos de 30 mil habitantes, baixa renda per capita, grande concentração de assentamentos ou população flutuante em razão de safras agrícolas.O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) é um indicador medido pela Fundação Seade que permite identificar com maior precisão fatores socioeconômicos e demográficos em cada macro-região do Estado, e que auxiliou a Secretaria a mapear os municípios que receberão as cotas extras de medicamentos.

“Esta ampliação foi programada para que os municípios possam oferecer uma cesta de medicamentos mais completa a seus habitantes, gratuitamente. Assim, não deverá faltar remédio no posto”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(S.M.)