Saúde estadual proíbe produção e venda de Ginko Biloba e Espinheira Santa

Produtos de empresa de Hortolândia não têm registro no Ministério da Saúde

ter, 18/09/2007 - 12h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária do Estado (CVS), decidiu proibir a produção e venda dos fitoterápicos Ginko Biloba e Espinheira Santa, da empresa Vita Vita Comércio e Indústria, localizada em Hortolândia, na região de Campinas.

Os dois produtos não possuem registro no Ministério da Saúde. O comunicado da proibição foi publicado no último sábado, 15 de setembro, no Diário Oficial do Estado. A empresa foi autuada pela irregularidade.

Além de proibir a produção, a venda e o uso de Ginko Biloba (cápsulas) e Espinheira Santa (cápsulas), a Secretaria também determinou que a Vita Vita recolhesse todas as unidades dos produtos que estiverem no mercado.

O Ginko Biloba vinha sendo indicado para tratar problemas circulatórios,perda de memória, doenças respiratórias, problemas auditivos e até disfunções sexuais. Já a Espinheira Santa era recomendada para o tratamento de gastrites, úlceras, problemas digestivos, azia, má digestão irritações
estomacais, inflamações e vômitos.

Secretaria de Estado da Saúde

(S.M.)