Saúde estadual ataca epicentro da dengue em SP

78 cidades paulistas vão receber atenção especial a partir deste mês

seg, 03/09/2007 - 13h56 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde acaba de definir os 78 municípios paulistas que serão incluídos na “Operação Pente Fino” contra a dengue a partir de setembro (veja relação abaixo). O objetivo é agir nos próximos três meses, durante o período de “entressafra” do mosquito transmissor (Aedes aegypti) para evitar que a doença retorne com força no próximo verão.

Profissionais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias)irão concentrar ações nos municípios que formam, atualmente, o epicentro da dengue no Estado. São cidades que tiveram grande número de casos ou alta incidência (por 100 mil habitantes) de dengue nos últimos três anos. Também serão incluídos municípios que ainda registram transmissão da doença nesta época de frio, além de locais turísticos, com grande fluxo de pessoas ao longo do ano.

Para reforçar esta ação a Secretaria acaba de contratar um efetivo de 110 profissionais, dos quais 90 desinsetizadores, que integrarão o quadro

fixo da Sucen. Além disso, serão colocados à disposição dos municípios equipamentos de combate à dengue, incluindo 30 novos carros e 30 borrifadores (atomizadores costais), recém-adquiridos pela pasta especialmente para esta operação.

A Secretaria irá entrar em contato com cada secretaria municipal de Saúde para verificar quais são as dificuldades no combate ao mosquito, prestar orientação e, se necessário, deslocar uma equipe estadual, o chamado “Esquadrão Anti-Dengue”, para ações de campo.

Dentre os trabalhos que serão realizados durante a operação estão o controle de imóveis estratégicos (cemitérios, depósitos, ferros-velhos e prédios comerciais, por exemplo), auxílio na visita casa a casa, levantamento do nível de infestação de larvas do mosquito e ações para bloquear a transmissão da doença.

“Estamos fazendo a lição de casa para evitar que a dengue volte a atacar os paulistas no próximo verão. Com a colaboração dos municípios e apoio da população, esperamos reduzir sensivelmente o número de casos da doença em 2008”, afirma o coordenador da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

Modelo cubano

A Secretaria decidiu adotar o modelo cubano para combater as complicações causadas pela dengue, incluindo a dengue hemorrágica. Profissionais da pasta acabam de voltar de um “estágio” em Cuba, considerada referência em ações contra o mosquito Aedes aegypti.

Dentre as ações a serem realizadas neste segundo semestre, no período de baixa transmissão da doença, está a capacitação de gestores de saúde e profissionais médicos por todo o Estado de São Paulo, com foco no rápido diagnóstico de dengue ou casos suspeitos, para evitar que a doença evolua para quadros mais graves. Um workshop estadual sobre o tema está previsto para novembro.

Também serão distribuídos materiais de alerta à população sobre os principais sintomas da doença, informando em que casos é necessário procurar imediatamente um serviço de saúde. Em municípios com histórico de epidemia, a Secretaria pretende auxiliar as prefeituras a reorganizar o atendimento da rede básica, agilizando a identificação dos casos suspeitos de dengue.

“A dengue pode ser confundida com outras doenças, e por isso o paciente infectado acaba demorando para procurar um médico. Queremos dar mais rapidez ao diagnóstico dos casos suspeitos, evitando quadros hemorrágicos que podem levar à morte”, afirma a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria, Clélia Aranda.

Neste ano até agora foram registrados no Estado de São Paulo 62.221 casos de dengue. O clima quente e chuvoso do verão, aliado à circulação mais intensa do vírus tipo 3 da dengue e à proximidade com o Estado do Mato Grosso do Sul (que vive a pior epidemia de sua história) são os principais motivos para o cenário paulista atual.

Municípios que entrarão na “Operação Pente Fino”:

 

1.     Adamantina

2.     Andradina

3.     Araçatuba

4.     Araraquara

5.     Assis

6.     Barretos

7.     Barueri

8.     Bauru

9.     Bebedouro

10.           Bertioga

11.           Birigui

12.           Botucatu

13.           Boituva

14.           Buritama

15.           Campinas

16.           Caraguatatuba

17.           Cubatão

18.           Diadema

19.           Dracena

20.           Embu

21.           Fartura

22.           Guarujá

23.           Guarulhos

24.           Hortolândia

25.           Iepê

26.           Igarapava

27.           Ilha Solteira

28.           Itanhaém

29.           Itapevi

30.           Itu

31.           Ituverava

32.           Jandira

33.           Jardinópolis

34.           Jaú

35.           Junqueirópolis

36.           Limeira

37.           Lins

38.           Marília

39.           Matão

40.           Miguelópolis

41.           Mirante do Paranapanema

42.           Mirassol

43.           Mongaguá

44.           Olímpia

45.           Osasco

46.           Ourinhos

47.           Paulínea

48.           Penápolis

49.           Pereira Barreto

50.           Peruíbe

51.           Piracicaba

52.           Praia Grande

53.           Presidente Epitácio

54.           Presidente Prudente

55.           Presidente Venceslau

56.           Rancharia

57.           Rosana

58.           Rio Claro

59.           Ribeirão Preto

60.           Salto

61.           São José do Rio Preto

62.           Santo Anastácio

63.           Santos

64.           São João do Pau D’Alho

65.           São Paulo

66.           São Vicente

67.           Sorocaba

68.           Sumaré

69.           Taboão da Serra

70.           Taquaritinga

71.           Taquarivaí

72.           Taubaté

73.           Tupã

74.           Tupi Paulista

75.           Ubatuba

76.           Valparaíso

77.           Votorantim

78.           Votuporanga

 

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)